27.9.18

A Vitória do Evangelho

Quinta-feira, 27 de Setembro

Num determinado dia, os judeus vieram em grande número para ouvir a apresentação de Paulo sobre o evangelho (Atos 28:23).

6. Leia Atos 28:24-31. Qual foi o objetivo de Paulo ao citar Isaías nesse contexto?

A citação de Isaías 6:9 e 10 descreve o que acontece quando as pessoas se recusam a aceitar a mensagem divina. Embora alguns judeus tivessem crido, outros não o fizeram; e, por causa da confusão que se formou, o apóstolo não teve escolha senão, mais uma vez, voltar-se para os gentios (Atos 13:46, 47; Atos 18:6).

Paulo teve que esperar dois anos para ser julgado pelo imperador. Enquanto isso, embora restrito à sua prisão domiciliar, ele pôde compartilhar o evangelho sem restrição com aqueles que vinham até ele. A última cena de Atos enfatiza a vitória do evangelho, pois nenhuma força judaica nem romana conseguiu interromper o seu progresso.

Não está claro porque Lucas conclui o seu livro neste ponto, pois há evidências de que, por causa da fragilidade do caso contra Paulo, ele foi posto em liberdade, realizou outra viagem missionária e foi novamente levado para Roma e executado (2 Timóteo 4:6-8). Tendo em vista o propósito literário de Lucas, talvez o facto de que o evangelho tinha sido pregado até na distante cidade de Roma indicava que ele já tinha alcançado os “confins da Terra” (Atos 1:8).

“A paciência e o bom ânimo de Paulo durante a sua longa e injusta prisão, bem como a sua coragem e fé, eram um constante sermão. O seu espírito, tão diferente do espírito do mundo, dava testemunho de que um poder mais alto que o da Terra habitava com ele. E, pelo seu exemplo, os cristãos foram impelidos a defender com mais energia a causa do evangelho no trabalho público do qual Paulo tinha sido afastado. Dessa maneira, as algemas do apóstolo tiveram tal influência que, quando o seu poder e utilidade pareciam aniquilados e, ao que tudo indicava, bem pouco poderia fazer, ele alcançou para Cristo frutos em campos dos quais parecia inteiramente excluído.” Ellen G. White, Atos dos Apóstolos, p. 464

Do ponto de vista da missão da igreja, no entanto, pode-se dizer que o livro de Atos (ou a história da propagação do evangelho) ainda não foi concluído, e é aqui que cada um de nós entra em cena. Muitos outros capítulos emocionantes e dramáticos já foram escritos ao longo dos séculos, às vezes com o próprio sangue das fiéis testemunhas de Deus. Agora é nossa vez de acrescentar mais um capítulo – talvez o último – e concluir a missão que Jesus deixou aos discípulos, e “então, virá o fim” (Mateus 24:14).