19.8.18

O Ponto em Questão

Domingo, 19 de Agosto


Desde o início, a igreja de Antioquia consistia tanto de judeus helenistas como de gentios incircuncisos (Atos 11:19-21; Gálatas 2:11-13) que, aparentemente, viviam em comunhão pacífica uns com os outros. No entanto, esta comunhão foi destruída pela chegada dum grupo de cristãos de Jerusalém.

1. De acordo com Atos 15:1-5, que problema estava a igreja a enfrentar?

A.( ) Os judeus de Jerusalém queriam impor a circuncisão aos gentios.

B.( ) A apostasia era grande e muitos estavam a desertar da fé.

Tradicionalmente chamados “judaizantes”, estes indivíduos da Judeia eram possivelmente os mesmos identificados no versículo 5 como fariseus cristãos. A presença dos fariseus na igreja não nos deve surpreender, pois o próprio Paulo tinha sido um fariseu antes da sua conversão (Filipenses 3:5). Este grupo parece ter ido a Antioquia por iniciativa própria (Atos 15:24), embora outro episódio também ocorrido em Antioquia algum tempo depois revele que a maioria dos judeus cristãos de Jerusalém, inclusive os apóstolos, não estava muito à vontade com a presença de gentios incircuncisos na igreja (Gálatas 2:11-13).

Na sua epístola aos Gálatas, Paulo não fala coisas positivas sobre os judaizantes, rotulando-os como “perturbadores” (Gálatas 1:7; 5:10) e “falsos irmãos” (Gálatas 2:4), cuja verdadeira motivação era destruir gradativamente a liberdade espiritual do evangelho e levar os gentios conversos à escravidão do legalismo.

O argumento deles era bastante simples: a não ser que os gentios fossem circuncidados e guardassem todas as restantes leis cerimoniais judaicas, eles não podiam ser salvos. A salvação – acreditavam eles – só podia ser encontrada na comunidade da aliança de Deus e, de acordo com o Antigo Testamento, não havia outra maneira de se tornar parte do Seu povo escolhido, a não ser através da circuncisão (Génesis 17:9-14; Êxodo 12:48). Em suma, os gentios só podiam ser salvos se eles se tornassem prosélitos judeus.

Evidentemente, Paulo e Barnabé não podiam concordar com estes requisitos, que iam contra a própria natureza do evangelho. A abordagem agressiva dos visitantes da Judeia gerou uma discussão acalorada; a palavra em Atos 15:2 (stasis) tem o sentido de “conflito” ou “dissensão”. Não obstante, o assunto era muito importante para ser tratado apenas localmente. A unidade da igreja estava em risco. Os irmãos de Antioquia decidiram enviar diversos delegados a Jerusalém, incluindo Paulo e Barnabé, com o propósito de encontrar uma solução.

Coloque-se no lugar dos que tiveram que dialogar com os judaizantes. Que argumentos usaria para defender o seu ponto de vista?