23.8.18

O Decreto Apostólico

Quarta-feira, 22 de Agosto

6. Leia Atos 15:28, 29. Quais são as quatro proibições que o concílio decidiu impor aos gentios conversos?

O problema principal pelo qual o concílio tinha sido convocado foi resolvido. Visto que a salvação é pela graça, os gentios seriam isentos da circuncisão quando se unissem à igreja. No entanto, deviam abster-se de quatro coisas: (1) carne oferecida em sacrifício aos ídolos em rituais pagãos e servida numa festa do templo ou vendida no mercado; (2) consumo de sangue; (3) carne de animais estrangulados, ou seja, a carne cujo sangue não tinha sido drenado; e (4) imoralidade sexual nas suas várias formas.

A maioria dos cristãos hoje trata as proibições dietéticas (as três primeiras proibições) como recomendações temporárias. Como estas coisas eram especialmente repugnantes para os judeus, as proibições – argumentam eles – visavam apenas transpor o abismo entre cristãos judeus e os gentios. Frequentemente diz-se que todas as outras leis do Antigo Testamento, inclusive as leis levíticas alimentares (Levítico 11) e o mandamento do sábado (Êxodo 20:8-11), que estão ausentes da lista, já não são obrigatórios.

O chamado “decreto apostólico”, porém, não era nem temporário nem um novo código de ética cristão que excluía tudo o restante em relação ao Antigo Testamento. Na verdade, sob a direção do Espírito Santo (Atos 15:28), os apóstolos e anciãos da igreja apenas reproduziram os regulamentos de Levítico 17 e 18 no que diz respeito aos estrangeiros residentes em Israel.

No contexto de Levítico, estas proibições significavam a renúncia ao paganismo. Todo o estrangeiro que desejasse viver em Israel devia renunciar às práticas pagãs (Levítico 18:30). Da mesma forma, todo o gentio que desejasse unir-se à igreja era obrigado a assumir uma posição contra o paganismo.

No entanto, isto era apenas o primeiro passo. Uma vez aceite, esperava-se que ele cumprisse a vontade de Deus, obedecendo aos mandamentos universais, pré-mosaicos e não intrinsecamente cerimoniais, como o sábado (Genesis 2:1-3), e seguir a distinção entre alimentos puros e impuros (Genesis 7:2).

Pode ser visto em Apocalipse 2:14 e 20 que o decreto não era temporário, em que a primeira e a última proibições são repetidas, contemplando também implicitamente as outras duas. Evidências históricas mostram que o decreto ainda era considerado normativo pelos cristãos muito tempo depois do período do Novo Testamento.

Quando surgem conflitos, podemos sentar-nos juntos, ouvir um ao outro e, com um espírito de respeito e humildade, superar os problemas?