19.8.18

O Concílio de Jerusalém

Lição 8 - 18 a 24 de Agosto


Sábado à tarde


Verso Áureo: “Mas cremos que seremos salvos pela graça do Senhor Jesus Cristo, como eles também.” Atos 15:11

Depois de mais de dois anos, Paulo e Barnabé voltaram a Antioquia da Síria. Como toda a igreja tinha estado envolvida em enviá-los como missionários, era natural que eles dessem um relatório à igreja. A ênfase do relatório, no entanto, não foi o que eles fizeram, mas o que o próprio Deus tinha feito através deles.

É claro que o objetivo do relatório foi o sucesso da missão entre os gentios, embora muitos judeus também tivessem chegado à fé. No entanto, desde o episódio de Cornélio, a conversão dos gentios incircuncisos tinha-se tornado um problema (Atos 11:1-18), mas agora que um grande número deles estava a ser admitido no grupo de membros da igreja, as coisas tornaram-se particularmente complicadas. Muitos crentes em Jerusalém não eram felizes. Para eles, os gentios precisavam primeiro de ser circuncidados, isto é, tornar-se prosélitos judaicos para se tornarem parte do povo de Deus e terem comunhão com eles.

Atos 15 fala sobre o “problema dos gentios” ter atingido um nível crítico e sobre o trabalho da igreja, em conjunto, para encontrar uma solução. O Concílio de Jerusalém foi um ponto de viragem na história da igreja apostólica em relação à sua missão mundial.