28.8.18

Novamente em Listra

Domingo, 26 de Agosto

Segundo os eventos selecionados por Lucas no livro de Atos, Paulo foi quase diretamente para Derbe e Listra. A única coisa que Lucas diz sobre a Síria e a Cilícia é que Paulo passou por essas regiões, “confirmando as igrejas” (Atos 15:41).

1. Leia Atos 16:1-13. O que nos ensina a ação de Paulo sobre a sua sensibilidade ao procurar alcançar outras pessoas?

Embora o pai de Timóteo fosse um gentio, a sua mãe era uma cristã judia; o nome dela era Eunice. Embora não fosse circuncidado, Timóteo conhecia as Escrituras desde a infância (2 Timóteo 3:15), o que sugere que também era uma pessoa piedosa. Como cristão, já tinha conquistado o respeito e a admiração de todos os fiéis daquela região.

Visto que os judeus consideravam a ascendência judaica através da linhagem materna, e não paterna, Timóteo era judeu. Ele não fora circuncidado ao oitavo dia após o nascimento, talvez porque o seu pai, um grego, considerasse a circuncisão algo bárbaro.

Desejando ter Timóteo como colaborador e sabendo que, como judeu incircunciso, ele seria proibido de entrar nas sinagogas judaicas sob a acusação de apostasia, Paulo circuncidou-o. A motivação de Paulo para fazer isso era, portanto, inteiramente prática e não deve ser vista como uma contradição ao evangelho que ele pregava.

Depois de visitar novamente os lugares em que tinha estado na sua primeira viagem, Paulo decidiu ir para o sudoeste, possivelmente para Éfeso, na província da Ásia, mas o Espírito Santo impediu-o de fazê-lo. Então, ele seguiu para o norte, tentando ir para Bitínia; mas novamente, duma maneira não revelada, o Espírito impediu-o de ir para lá. Visto que ele já estava a passar pela Mísia, a única opção de Paulo foi ir para o oeste, para a cidade portuária de Trôade, de onde ele podia partir para várias direções.

Numa visão noturna, porém, Deus mostrou-lhe que ele devia navegar pelo mar Egeu até à Macedônia. Quando os seus companheiros souberam da visão, concluíram que Deus os tinha realmente chamado para partilhar o evangelho com os macedônios.

Pense sobre a razão porque Paulo circuncidou Timóteo. Estamos dispostos a fazer certas coisas com as quais nem sempre concordamos ou julgamos necessárias, mas que servirão a uma causa maior?