16.8.18

Listra e Derbe

Quinta-feira, 16 de Agosto


O próximo lugar para onde Paulo e Barnabé viajaram foi Listra, uma aldeia desconhecida a cerca de 18 quilômetros a sudoeste de Icónio. Embora tenham passado algum tempo ali (Atos 14:6, 7, 15), Lucas relata apenas uma história e os seus desdobramentos: a cura dum homem aleijado, provavelmente um mendigo, enfermo desde o nascimento.

5. Leia Atos 14:5-19. O que revela a reação do povo para com Paulo acerca de como estavam imersos na ignorância?

As multidões ficaram tão impressionadas com o milagre que confundiram Paulo e Barnabé com deuses – pensaram que Barnabé era Zeus, o deus supremo do panteão grego, e Paulo, Hermes, o assistente e porta-voz de Zeus. Realmente, as pessoas queriam oferecer-lhes sacrifícios.

O poeta latino Ovídio (43 a.C.-17/18 d.C.) já tinha registrado uma lenda sobre estes mesmos dois deuses, disfarçados de humanos, de visita a uma cidade na mesma região (“as colinas da Frígia”) e à procura de um lugar para repousar. De acordo com a lenda, um casal humilde e idoso tratou-os com gentileza e hospitalidade; o resto do povo foi indiferente. Por causa de sua bondade e cuidado para com os visitantes desconhecidos, a casa daqueles idosos foi transformada num templo e eles em sacerdotes, enquanto o resto da cidade foi completamente destruído (Metamorfoses, 611-724).

Com esta história a circular na região, a reação do povo diante do milagre de Paulo não causa nenhuma surpresa. A lenda também explica a razão pela qual a multidão assumiu que os missionários fossem aqueles dois deuses, e não Asclépio, por exemplo, o deus da cura. Paulo e Barnabé, no entanto, conseguiram pôr fim àquela falsa adoração que o povo lhes tentava prestar. No fim, alguns opositores de Antioquia e Icônio reverteram completamente a situação, e Paulo foi apedrejado e dado como morto.

6. Leia Atos 14:20-26. Onde terminaram Paulo e Barnabé a viagem? O que fizeram eles no caminho de regresso?

A. ( ) Em Antioquia da Síria. Eles visitaram as igrejas que tinham fundado, exortando-as a prosseguir na fé cristã.

B. ( ) Na ilha de Chipre, de onde iniciaram a segunda viagem missionária.

Paulo disse: “Através de muitas tribulações, nos importa entrar no reino de Deus” (Atos 14:22). O que quer isto dizer? Já experimentou o que ele disse neste verso? Mais importante ainda, como pode crescer na fé enfrentando a “tribulação”?