15.8.18

Icónio

Quarta-feira, 15 de Agosto


Instigadas pelos líderes judeus em Antioquia, as autoridades locais incitaram uma multidão contra Paulo e Barnabé e expulsaram-nos da cidade (Atos 13:50). No entanto, os discípulos transbordavam de alegria e do Espírito Santo (Atos 13:52). Os missionários dirigiram-se então para a cidade de Icónio.

4. De acordo com Atos 14:1-7, qual foi o resultado das atividades de Paulo e Barnabé em Icónio?

Em Icónio, Paulo e Barnabé continuaram a prática de se dirigirem primeiro aos judeus antes de se voltarem para os gentios. O sermão de Paulo em Antioquia (Atos 13:16-41) apresenta a principal razão para a prioridade judaica no seu ministério – a eleição de Israel, com tudo o que a envolvia (Romanos 3:2; 9:4, 5) e o cumprimento da promessa de Deus de um Salvador da linhagem de Davi. Embora muitos judeus estivessem a rejeitar o evangelho, Paulo nunca perdeu a esperança de uma ampla conversão judaica.

Em Romanos 9 a 11, Paulo deixa claro que “nem todos os de Israel são, realmente, israelitas” (Romanos 9:6), e que apenas por causa da misericórdia de Deus é que alguns judeus tinham crido. O Senhor não rejeitou o Seu povo, mas “também agora, no tempo de hoje, sobrevive um remanescente segundo a eleição da graça” (Romanos 11:5). Paulo continuou a pregar o evangelho aos gentios, embora ele acreditasse que, um dia, mais judeus podiam aceitar a fé em Jesus.

“O argumento de Paulo em Romanos 9 a 11 apresenta uma explicação adicional para a estratégia de missão adoptada pelo apóstolo na narrativa de Atos, e confronta todas as gerações de cristãos com a importância teológica de testemunhar aos judeus incrédulos” (David G. Peterson, The Acts of the Apostles[Grand Rapids: Eerdmans, 2009], p. 401).

A situação não foi muito diferente do que aconteceu em Antioquia. A reação inicial dos judeus e gentios para com o evangelho de Paulo foi muito positiva, mas novamente os judeus incrédulos, possivelmente os líderes da comunidade judaica local, incitaram os gentios e envenenaram a mente deles contra os missionários, causando uma divisão entre o povo. Enquanto os adversários planeavam atacar e linchar Paulo e Barnabé, os dois missionários decidiram deixar a cidade e seguir para a próxima.

Mais do que apenas ouvir o evangelho, o povo judeu precisa vê-lo na vida dos que professam o nome de Jesus. Se tem conhecidos judeus, que testemunho lhes está a dar?