29.8.18

Filipos

Segunda-feira, 27 de Agosto

Ao chegarem à Macedônia, Paulo e os seus companheiros viajaram para Filipos, onde fundaram a primeira congregação cristã na Europa.

2.Leia Atos 16:11-24. Onde foram os missionários no Sábado? Porque? O que aconteceu com eles ali?

Sempre que Paulo chegava a uma cidade, a sua prática era visitar a sinagoga local no Sábado para testemunhar aos judeus (Atos 13:14, 42, 44; 17:1, 2; 18:4). O facto de que, em Filipos, ele e o seu grupo foram à beira de um rio para orar, juntamente com algumas mulheres judias e gentias tementes a Deus, provavelmente indica que não havia sinagoga naquela cidade. Isto significa que Paulo não ia para as sinagogas judaicas aos Sábados apenas para fins evangelísticos, mas também porque esse era o seu dia de adoração.

3.Leia Atos 16:25-34. Recapitule a história de conversão do carcereiro. O que precisou ele de fazer para ser salvo?

A.( ) Crer no Senhor Jesus e ser circuncidado.

B.( ) Crer no Senhor Jesus.

A resposta de Paulo e Silas à pergunta do carcereiro está em plena harmonia com o evangelho, visto que a salvação é inteiramente através da fé em Jesus (Romanos 3:2; Gálatas 2:16). No entanto, não podemos concluir com base neste episódio que a fé em Jesus é tudo o que é necessário para o batismo, à custa da instrução prática e doutrinal necessárias.

O que sabemos sobre o carcereiro? Ele era um judeu ou um prosélito judeu? Em ambos os casos, tudo o que ele precisava era crer em Jesus como Senhor e Salvador. E se ele fosse um gentio que já conhecia e adorava a Deus, como Cornélio, Lídia (Atos 16:14) e vários outros em Atos? E se ele tivesse comparecido anteriormente às reuniões evangelísticas de Paulo na cidade? Sejam quais forem os factos sobre ele, a brevidade do relato não deve ser usada como uma desculpa para batismos apressados.

Leia Atos 16:31-34. O que ensina isto sobre a plenitude do sacrifício de Cristo por nós? Como pode, dia a dia, descansar na certeza da justiça de Cristo como a sua única esperança de salvação?