17.8.18

Estudo adicional - Sexta-feira, 17 de Agosto


“Durante a vida de Cristo na Terra, Ele tinha procurado fazer com que os judeus abandonassem a sua exclusividade. A conversão do centurião e da mulher siro-fenícia foram exemplos da Sua obra directa fora do povo reconhecido de Israel. Chegara, agora, o momento para uma obra activa e contínua entre os gentios, dos quais comunidades inteiras receberam o evangelho alegremente e glorificaram a Deus pela luz de uma fé inteligente. A incredulidade e a maldade dos judeus não impediram a realização do propósito do Senhor, pois um novo Israel foi enxertado na antiga oliveira. As sinagogas foram fechadas para os apóstolos, mas as casas particulares foram abertas para o seu uso, e os edifícios públicos dos gentios também foram usados para pregar a palavra de Deus.” Ellen G. White, Paulo, o Apóstolo da Fé e da Coragem, p. 51

“Em todos os seus esforços missionários, Paulo e Barnabé procuravam seguir o exemplo de Cristo, com sacrifício voluntário e trabalho fiel e ardoroso em prol das pessoas. Atentos, zelosos e incansáveis, não consultavam as inclinações ou a comodidade individual, mas com uma ansiedade acompanhada de orações e atividade incessante, semeavam a semente da verdade. E, com o semear da semente, os apóstolos tinham muito cuidado em proporcionar a todos os que tomavam posição ao lado do evangelho instruções práticas de valor incalculável.” Ellen G. White, Atos dos Apóstolos, p. 103

Perguntas para discussão

1. João Marcos partiu quando as coisas ficaram difíceis. Paulo e Barnabé tiveram posteriormente uma divergência sobre João Marcos (veja Atos 15:37). Anos depois, Paulo escreveu: “Toma contigo Marcos e traze-o, pois me é útil para o ministério” (2 Timóteo 4:11). Que lições extraímos sobre aqueles que se mostram infiéis ao chamado?

2. Recapitule a resposta de Paulo e Barnabé aos habitantes de Listra, quando eles foram confundidos com deuses (Atos 14:14-18). Como devemos responder quando somos tentados a ficar com o crédito pelo que Deus fez?

3. Leia Atos 14:21-23. O que podemos fazer, individualmente e como igreja, para nutrir e fortalecer a fé dos novos conversos?

4. Como podemos evitar que as tradições e crenças que mantemos atrapalhem o avançar na verdade, a exemplo do que fizeram os opositores de Paulo?