10.8.18

Estudo adicional: Sexta-feira, 10 de Agosto


“No décimo capítulo de Atos, ainda temos outro exemplo da ministração dos anjos celestiais, que resultou na conversão de Cornélio e do seu grupo. Estes capítulos [8-10] devem ser lidos e receber atenção especial. Neles, vemos que o Céu está muito mais próximo do cristão que se empenha na obra da salvação de pessoas do que muitos supõem. Devemos também aprender por meio deles a lição do interesse de Deus por todo o ser humano, e que cada um deve tratar o seu próximo como um dos instrumentos de Deus para a realização da Sua obra na Terra.” Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, v. 6, p. 1176, 1177

“Quando a igreja orar, a causa de Deus irá adiante e os Seus inimigos serão reduzidos a nada, mesmo que isso não isente a igreja do sofrimento e martírio. A crença de Lucas na vitória do evangelho é totalmente realista e reconhece que, embora a palavra de Deus não esteja acorrentada, os seus servos podem sofrer e ser aprisionados.” I. Howard Marshall, The Acts of the Apostles [Os Atos dos Apóstolos]. Grand Rapids: Eerdmans, 1980, p. 206, 207

Perguntas para discussão

1. Cornélio é descrito como alguém “piedoso e temente a Deus com toda a sua casa e que fazia muitas esmolas ao povo e, de contínuo, orava a Deus” (Atos 10:2). É evidente que o Espírito do Senhor já estava a trabalhar em Cornélio muito antes que ele conhecesse Pedro. Teria sido a sua vida devocional uma oportunidade para Deus o alcançar com a mensagem do evangelho? Que lição aprendemos com esta história?

2. O contexto cultural, social e político no qual vive gera o tipo de tensão étnica que os cristãos não devem nutrir? Noutras palavras, quando necessário, como podemos superar os desafios da nossa cultura e contexto?

3. Apesar dos danos, os esforços de Paulo em perseguir os cristãos resultaram em algo positivo: os refugiados que foram para Antioquia começaram a pregar aos judeus e aos gentios. Partilhe com a classe uma experiência pessoal de dor e sofrimento que Deus transformou em bênção.

4. Tiago foi um dos discípulos mais próximos de Jesus (Marcos 5:37; 9:2; 14:33); no entanto, ele foi o primeiro dos doze apóstolos a sofrer o martírio. Quais são outros exemplos bíblicos de fiéis que sofreram injustamente? Que lições devemos extrair destes relatos sobre a questão do sofrimento?