5.8.18

Em Lida e Jope

Domingo, 05 de Agosto


Pedro estava a visitar as comunidades cristãs ao longo da região costeira da Judeia. O seu propósito provavelmente era dar-lhes instrução doutrinária (Atos 2:42), mas Deus usou-o poderosamente para fazer milagres semelhantes aos que foram feitos pelo próprio Jesus.

1. Leia Atos 9:32-35. Que semelhanças vê entre o milagre de Jesus em Lucas 5:17-26 e a cura de Eneias?

Apesar da brevidade do relato, o milagre lembra-nos a conhecida história do paralítico curado por Jesus em Cafarnaum (Lucas 5:17-26). Até o detalhe a respeito da maca é semelhante. No entanto, o mais importante foi o impacto da cura de Eneias, não só em Lida, mas também na planície costeira de Sarona. Tendo confirmado por si mesmos a realidade do milagre, muitos voltaram-se para o Senhor.

2. Leia Atos 9:36-43. Por que era Tabita uma mulher tão especial?

A. ( ) Porque ela ajudava os pobres e as viúvas, fazendo boas obras.

B. ( ) Porque ela era filha do sumo sacerdote.

“Tabita” – palavra aramaica para “gazela”; em grego, Dorcas – era uma cristã muito querida na sua vizinhança por causa das suas obras de caridade. A história da sua ressurreição também se assemelha a um milagre realizado por Jesus, a ressurreição da filha de Jairo (Lucas 8:41, 42, 49-56), a qual Pedro testemunhara. Seguindo o exemplo de Cristo, ele pediu a todos que saíssem da sala (veja Marcos 5:40). Então, ajoelhou-se e orou. Depois disso, chamou: “Tabita, levanta-te” (Atos 9:40).

Os apóstolos fizeram muitos milagres; entretanto, estas foram ações de Deus através das mãos deles (Atos 5:12). As semelhanças com os milagres de Jesus talvez fossem para lembrar a igreja, mesmo a nós hoje, que o mais importante não é o instrumento, mas a medida de entrega desse instrumento a Deus (veja João 14:12). Quando permitimos completamente que Deus nos use em prol da causa do evangelho, podem acontecer coisas maravilhosas. Pedro não apenas ressuscitou Tabita, mas o milagre também levou a muitas conversões em Jope (Atos 9:42).

Algumas pessoas pensam que se pudessem tão somente testemunhar um milagre, como o que aconteceu nesta história, então elas creriam. Contudo, embora às vezes os milagres ajudem a levar algumas pessoas à fé, a Bíblia está repleta de histórias de indivíduos que viram milagres e mesmo assim não creram. Portanto, sobre o que deve estar fundamentada a nossa fé?