25.8.18

A Segunda Viagem Missionária

Lição 9, 25 a 31 de Agosto


Sábado à tarde

VERSO PARA MEMORIZAR: “Não temas, mas fala, e não te cales; Porque eu sou contigo, e ninguém lançará mão de ti para te fazer mal, pois tenho muito povo nesta cidade.” Atos 18:9, 10


De regresso a Antioquia, Paulo e Barnabé alimentaram espiritualmente a igreja e envolveram-se em novos trabalhos evangelísticos. Aparentemente, esta foi a última vez que eles trabalharam juntos, porque um grave desentendimento levou à sua separação. O motivo da divergência foi Marcos, primo de Barnabé (Colossenses 4:10). Quando Paulo convidou Barnabé para voltar aos lugares que tinham evangelizado na sua viagem anterior, Barnabé quis levar o primo, mas Paulo foi contra, por causa do fracasso anterior de Marcos (Atos 13:13).

No entanto, a separação de Paulo e Barnabé transformou-se em bênção, pois, ao dividirem os esforços, eles percorreram uma área mais ampla do que tinham inicialmente planeado. Barnabé levou consigo Marcos e retornou a Chipre, a sua terra natal (Atos 4:36). Entretanto, tendo convidado Silas para acompanhá-lo, Paulo passou pela Síria e Cilícia, fortalecendo as igrejas dali. Antes de chegar a Antioquia pela primeira vez, Paulo tinha passado vários anos em Tarso (Atos 9:30; 11:25, 26). Agora tinha a oportunidade de visitar novamente as congregações que ele estabelecera ali. No entanto, o plano de Deus para o apóstolo era muito maior do que ele tinha inicialmente concebido.
SaveSave