11.8.18

A Primeira Viagem Missionária de Paulo

Lição 7, 11 a 17 de Agosto


Sábado à tarde

VERSO PARA MEMORIZAR: “Seja-vos, pois, notório, homens irmãos, que por este se vos anuncia a remissão dos pecados. E de tudo o que, pela lei de Moisés, não pudestes ser justificados, por ele é justificado todo aquele que crê.” Atos 13:38, 39


É certo que o evangelho devia alcançar os gentios, tal como aos judeus. Esta é a mensagem que os primeiros cristãos judeus estavam, aos poucos, a começar a entender.

O primeiro relato explícito sobre gentios que se uniram à fé em larga escala refere-se a Antioquia. Noutras palavras, a primeira igreja gentílica foi fundada em Antioquia, ainda que ela também tivesse um contingente substancial de cristãos judeus (Gálatas 2:11-13). Em virtude do zelo missionário dos seus fundadores e do novo ímpeto proporcionado pela chegada de Barnabé e Paulo, a igreja cresceu rapidamente e tornou-se o primeiro centro cristão importante fora da Judeia. Realmente, nalguns aspectos, ela até ultrapassou a igreja em Jerusalém.

Estando os apóstolos ainda em Jerusalém, Antioquia tornou-se o berço das missões cristãs. A partir desta cidade, e com o apoio inicial dos cristãos locais, Paulo saiu para fazer as suas três viagens missionárias. Por causa do compromisso destes cristãos, o cristianismo tornou-se o que Jesus almejava: uma religião mundial, na qual o evangelho seria espalhado para “cada nação, e tribo, e língua, e povo” (Apocalipse 14:6).