23.8.18

A Carta de Jerusalém

Quinta-feira, 23 de Agosto

7. Leia Atos 15:22-29. Que medidas adicionais foram tomadas pela igreja de Jerusalém sobre a decisão do concílio?

A primeira medida foi escrever uma carta aos cristãos gentios para informá-los sobre o que tinha sido decidido. A carta, escrita em nome dos apóstolos e anciãos de Jerusalém, era um documento oficial que refletia a autoridade da igreja de Jerusalém (certamente por causa da liderança dos apóstolos) sobre as outras comunidades cristãs. Escrita em 49 d.C., data mais provável do concílio, esta carta é um dos primeiros documentos cristãos que temos.

A igreja de Jerusalém também decidiu nomear dois delegados, Judas Barsabás e Silas, para acompanhar Paulo e Barnabé até Antioquia. A tarefa deles era levar a carta e confirmar o seu conteúdo.

8. Leia Atos 15:30-33. Como reagiu a igreja em Antioquia à carta?

A. ( ) Ficou muito feliz e confortada pela decisão do concílio.

B. ( ) Não ficou satisfeita com as proibições.

Quando a carta foi lida, a igreja transbordou de alegria por causa da mensagem encorajadora: a circuncisão não devia ser exigida dos gentios conversos. Eles também não impuseram nenhuma objeção às exigências da carta (o decreto apostólico de quatro itens). Portanto, a primeira discordância mais grave na igreja primitiva foi, pelo menos em teoria, resolvida.

No fim do concílio, o evangelho de Paulo foi plenamente reconhecido pelos líderes da igreja em Jerusalém, que lhe estenderam a ele e a Barnabé a mão direita como sinal de comunhão, aceitação e confiança (Gálatas 2:9). Contudo, aqueles cristãos judeus que continuavam a viver pela lei judaica ainda consideravam muito problemático ter comunhão com os gentios que, para todos os efeitos, permaneciam ritualmente impuros.

Isto pode ser demonstrado, por exemplo, pelo incidente envolvendo Pedro (Gálatas 2:11-14). Ellen G. White declara: “Até mesmo os discípulos não estavam todos preparados para aceitar de boa vontade a decisão do concílio” (Atos dos Apóstolos, p. 197).

Seja honesto consigo mesmo: É difícil ter comunhão com cristãos de outras etnias, culturas e até mesmo de outras classes sociais? Como pode ser purificado desta atitude que vai contra o evangelho?