1.7.18

“Sereis Minhas Testemunhas”


Lição 1, 30 de Junho a 07 de Julho

Sábado à tarde

VERSO PARA MEMORIZAR: “Recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis Minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria e até aos confins da Terra.” Atos 1:8


A missão de Jesus na Terra estava concluída. Em breve Deus enviaria o Espírito Santo que, ao confirmar os esforços dos discípulos com muitos sinais e maravilhas, iria capacitá-los e guiá-los numa missão que alcançaria os confins da Terra. Jesus não poderia permanecer com eles para sempre em corpo humano. Não somente a Sua encarnação Lhe impunha uma limitação física no contexto de uma missão mundial, mas também a Sua ascensão e exaltação no Céu seriam necessárias para que o Espírito viesse.

Até a ressurreição de Jesus, no entanto, os discípulos não entendiam claramente nenhuma destas coisas. Quando deixaram tudo para segui-Lo, eles acreditavam que Ele era um libertador político que um dia expulsaria os romanos do país, restabeleceria a dinastia de Davi e restauraria Israel à sua glória passada. Para eles, era difícil pensar de maneira diferente.

Este é o assunto principal das instruções finais de Jesus aos discípulos em Atos 1. A promessa do Espírito ocorre neste contexto. O capítulo também descreve o retorno de Cristo ao Céu e como a igreja primitiva se preparou para o Pentecostes.