4.7.18

Preparação para o Pentecostes


Quarta-feira, 04 de Julho

Na Sua resposta em Atos 1:7, 8, Jesus não prometeu nada em relação ao tempo da Sua segunda vinda. No entanto, a implicação natural das Suas palavras era que logo depois que o Espírito viesse e os discípulos completassem a sua missão, Ele retornaria (veja Mateus 24:14). O comentário dos anjos (Atos 1:11) também não respondeu à pergunta sobre o momento da vinda do reino, mas podia ser entendido como se esse acontecimento não fosse demorar. Isto parece explicar porque os discípulos “voltaram para Jerusalém, tomados de grande júbilo” (Lucas 24:52). A promessa da segunda vinda de Jesus num tempo não especificado (o que deveria dar-lhes incentivo adicional para a sua missão) foi entendida como se o fim estivesse próximo. Novos acontecimentos em Atos evidenciarão este ponto.

5. Leia Atos 1:12-14. Quem mais estava no cenáculo, e como eles se prepararam para a vinda do Espírito? Assinale “V” para verdadeiro ou “F” para falso:

A. ( ) Moisés, Enoque e Abraão. Eles estavam a conversar.

B. ( ) Pedro, João, Tiago, André, Filipe, Tomé, Bartolomeu, Mateus, Tiago, filho de Alfeu, Simão, o Zelote, e Judas, filho de Tiago. Eles perseveravam em oração.

Tendo voltado do Monte das Oliveiras, os discípulos reuniram-se num quarto de hóspedes do andar superior (em latim, cenaculum) de uma casa particular em Jerusalém. Algumas seguidoras de Jesus (Lucas 8:1-3; 23:49; 24:1-12), bem como a Sua mãe e os Seus irmãos, estavam ali com os discípulos.

Os irmãos de Jesus (Marcos 6:3) eram filhos mais novos de José e Maria (Mateus 1:25; Lucas 2:7) ou, mais provavelmente, filhos do primeiro casamento de José (neste caso, ele era viúvo quando tomou Maria como esposa). A presença deles entre os discípulos é uma surpresa, visto que tinham sido sempre bastante céticos em relação a Jesus (Marcos 3:21; João 7:5). No entanto, a ressurreição de Cristo e a Sua aparição especial a Tiago (1 Coríntios 15:7) parece ter feito toda a diferença. Mais tarde, Tiago aparentemente até substituiria Pedro na liderança da comunidade cristã (Atos 12:17; 15:13; 21:18; Gálatas 2:9, 12).

Constantemente em oração (Atos 1:14) e louvando a Deus no templo (Lucas 24:53), todos eles estavam certamente envolvidos na confissão, arrependimento e abandono do pecado. Mesmo que, na sua mente, a vinda do Espírito fosse imediatamente seguida do retorno de Jesus, a sua atitude espiritual estava em plena harmonia com o que estava para acontecer, pois o Espírito Santo veio em resposta à oração.

Nas nossas escolhas diárias, como podemos preparar o caminho para a obra do Espírito na nossa vida?