29.7.18

Perseguidor da Igreja

Domingo, 29 de Julho


Paulo era um judeu helenista. Ele nasceu em Tarso, a capital da Cilícia (Atos 21:39). Contudo, até certo ponto, desviava-se do estereótipo helenista, pois foi levado a Jerusalém, onde estudou sob a orientação de Gamaliel (Atos 22:3), o mestre farisaico mais influente da época. Como fariseu, Paulo era estritamente ortodoxo, embora o seu zelo beirasse o fanatismo (Gálatas 1:14). Por esta razão, ele levou Estêvão à morte e tornou-se a figura fundamental na perseguição que se seguiu.

1. De acordo com Atos 26:9-11, como descreve Paulo as suas ações contra a igreja?

Paulo afirma noutra passagem que o evangelho era uma pedra de tropeço para os judeus (1 Coríntios 1:23). Além do facto de que Jesus não se encaixava na expectativa tradicional judaica dum Messias soberano, eles não podiam, de nenhuma maneira, aceitar a ideia de que Aquele que morrera numa cruz pudesse ser o Messias de Deus, pois as Escrituras declaram que quem é pendurado em madeiro está sob a maldição divina (Deuteronómio 21:23). Portanto, para os judeus a crucificação era em si mesma uma contradição grotesca, a prova mais clara de que as afirmações da igreja sobre Jesus eram falsas.

Lucas descreve Saulo de Tarso, em Atos 9:1, 2, a agir contra os cristãos. Damasco era uma cidade importante que ficava a cerca de 217 quilômetros ao norte de Jerusalém, e possuía uma grande população judaica. Os judeus que viviam fora da Judeia estavam organizados numa espécie de rede, cuja sede estava em Jerusalém (o Sinédrio). As sinagogas funcionavam como centros de apoio para as comunidades locais. Havia constante comunicação entre o Sinédrio e estas comunidades através de cartas normalmente levadas por um shaliah, “enviado” (do hebraico shalah, “enviar”). Um shaliah era um agente oficial nomeado pelo Sinédrio para realizar várias funções religiosas.

Quando Paulo pediu ao sumo sacerdote, o presidente do Sinédrio, que lhe desse cartas dirigidas às sinagogas em Damasco, ele tornou-se um shaliah, com autoridade para prender os seguidores de Jesus e trazê-los para Jerusalém (compare com Atos 26:12). Em grego, o equivalente a shaliah é apostolos, do qual deriva a palavra “apóstolo”. Portanto, antes de ser um apóstolo de Jesus Cristo, Paulo era um apóstolo do Sinédrio.

Já foi zeloso por (ou contra) algo e depois mudou a sua maneira de pensar? Que lições aprendeu com essa experiência?