23.7.18

Os Primeiros Líderes da Igreja

Lição 4, 21 a 27 de Julho


Sábado à tarde

VERSO PARA MEMORIZAR: “Crescia a palavra de Deus, e, em Jerusalém, multiplicava-se o número dos discípulos; também muitíssimos sacerdotes obedeciam à fé.” Atos 6:7

LEITURAS DA SEMANA: Atos 6; 7; 8:4-25; Hebreus 5:11-14; Miqueias 6:1-16

Muitos conversos no Pentecostes eram judeus helenistas, isto é, judeus do mundo greco-romano que agora viviam em Jerusalém (Atos 2:5, 9-11). Embora fossem judeus, eles eram, em muitos aspectos, diferentes dos judeus da Judeia – os “hebreus” mencionados em Atos 6:1. A diferença mais visível era que, como regra, eles não conheciam o aramaico, o idioma falado na Judeia naquela época.

Havia também muitas outras diferenças, tanto culturais como religiosas. Por terem nascido em terras estrangeiras, eles não tinham raízes nas tradições judaicas dos hebreus, ou pelo menos as suas raízes não eram tão profundas como às deles. Presumivelmente, não estavam tão ligados às cerimônias do templo e aos aspectos da lei mosaica aplicáveis apenas à terra de Israel.

Além disso, por terem passado a maior parte da vida num contexto greco-romano e vivido em contacto com gentios, eles naturalmente estavam mais dispostos a compreender o caráter inclusivo da fé cristã. Na verdade, Deus usou muitos cristãos helenistas para cumprir a ordem de testemunhar ao mundo inteiro.