10.7.18

O Sermão de Pedro


Terça-feira, 10 de Julho

A acusação de embriaguez deu a Pedro a oportunidade de explicar o que estava a acontecer. No seu discurso, primeiro o apóstolo fez alusão às Escrituras (Atos 2:16-21), descrevendo o derramamento do Espírito como o cumprimento de uma profecia.

3. Compare Atos 2:17 com Joel 2:28. Como entendeu Pedro o tempo do cumprimento da profecia de Joel?

A profecia de Joel fala da futura era da salvação (Joel 2:32), que seria caracterizada por vários sinais no mundo natural e um abundante derramamento do Espírito (Joel 2:28-31). Ao interpretar o evento do Pentecostes à luz desta profecia, Pedro pretendia enfatizar a relevância histórica do momento. Mas há uma diferença importante na maneira como ele citou Joel. Em vez de citar a palavra introdutória “depois”, usada por Joel (Joel 2:28) e que apontava para um futuro indefinido, Pedro disse “nos últimos dias” (Atos 2:17), indicando que o ato final no grande drama da salvação tinha acabado de começar. Certamente, esta não é uma descrição completa dos eventos finais, mas uma prova do grande sentido de urgência que distinguia a igreja primitiva. Eles não sabiam quando viria o fim, mas estavam convencidos de que não demoraria muito.

4. Leia Atos 2:22-32. Qual foi o ponto principal na apresentação de Pedro sobre o evangelho?

A. ( ) A profecia das 2.300 tardes e manhãs.

B. ( ) A ressurreição de Cristo.

Depois de destacar o significado profético do Pentecostes, Pedro voltou-se para os recentes acontecimentos da vida, morte e ressurreição de Jesus. A ressurreição, no entanto, recebeu maior ênfase, pois representava o fator decisivo na história do evangelho. Para Pedro, a ressurreição era a vindicação suprema de Jesus (Atos 2:22, 27), e ele citou as Escrituras para provar o seu argumento quanto ao significado da ressurreição.

Visto que Jesus era o Messias, Ele não podia ser retido pela morte. Portanto, para Pedro e todos os outros escritores do Novo Testamento a ressurreição de Jesus tornou-se uma prova poderosa, não apenas da Sua messianidade, mas também de toda a mensagem cristã de salvação.

Com a morte ao nosso redor, sempre a ameaçar-nos ou aos nossos entes queridos, porque é a ressurreição de Jesus uma verdade tão importante?