9.7.18

O Dom de Línguas


Segunda-feira, 09 de Julho

Em Atos 2:4, o dom do Espírito manifestou-se através do ato de falar em línguas. No entanto, este dom foi apenas uma entre as muitas diferentes manifestações do Espírito (Atos 10:45, 46; 19:6). Outras incluem a previsão do futuro (Atos 11:28), visões (Atos 7:55), pregação inspirada (Atos 2:8; 28:25), cura (Atos 3:6, 12; 5:12, 16) e a qualificação para o serviço (Atos 6:3, 5).

O dom de línguas no Pentecostes não aconteceu por ser supostamente a prova típica ou mais importante da dotação do Espírito. Ele foi manifestado para dar início à missão mundial da igreja. Ou seja, o chamado feito em Atos 1:8 exigia o dom de línguas. Se os apóstolos tinham que atravessar barreiras culturais e alcançar os confins da Terra com o evangelho, eles precisavam ser capazes de falar nos idiomas daqueles que necessitavam ouvir o que eles tinham a dizer.

2. Leia Atos 2:5-12. Qual é a prova de que, no Pentecostes, os apóstolos falaram em idiomas estrangeiros existentes?

Estima-se que no primeiro século havia de oito a dez milhões de judeus no mundo, e que até 60% deles viviam fora da Judeia. No entanto, muitos que estavam em Jerusalém para a festa eram originários de terras estrangeiras e não podiam falar aramaico, a língua dos judeus que habitavam na Judeia naquele tempo.

Não há dúvida de que, na sua maioria, os conversos no Pentecostes eram judeus de várias nações que agora podiam ouvir o evangelho no seu próprio idioma nativo. Que os apóstolos falaram em idiomas estrangeiros existentes, e não em línguas extáticas e desconhecidas, é provado pelo termo dialektos, que significa idioma de uma nação ou região (Atos 2:6, 8; compare com Atos 21:40; 22:2; 26:14). É evidente, portanto, que eles estavam a falar nesses idiomas diferentes. O milagre era que aqueles simples galileus podiam agora falar idiomas que, até horas antes, não conheciam. Para os judeus locais que testemunhavam a cena, mas não estavam familiarizados com tais idiomas, a única explicação possível era que os apóstolos estavam bêbados, proferindo sons estranhos que não faziam sentido para eles. “Outros, porém, zombando, diziam: Estão embriagados!” (Atos 2:13).

Estava a acontecer diante dos seus olhos uma manifestação poderosa de Deus e, no entanto, estas pessoas pensaram que era apenas embriaguez. Como podemos ter cuidado para não ser tão espiritualmente cegos?