6.7.18

O Décimo Segundo Apóstolo

Quinta-feira, 05 de Julho

A primeira ação administrativa da comunidade cristã primitiva, que somava cerca de 120 fiéis (Atos 1:15), foi escolher o sucessor de Judas.

6. Leia Atos 1:21, 22. Que requisitos deveria ter o sucessor de Judas? Porque era isto tão importante?

Havia a necessidade de uma testemunha da ressurreição de Jesus (compare com Atos 4:33). Isto é essencial porque, com frequência, a ressurreição é vista como uma evidência poderosa da messianidade de Cristo e da verdade de toda a fé cristã.

Eles deveriam, no entanto, escolher alguém dentre os que tinham acompanhado os apóstolos em todo o ministério de Jesus. Paulo posteriormente insistiria que, apesar de não ter estado com o Jesus terrestre, ele tinha direito ao ofício apostólico porque o seu encontro com Cristo na estrada de Damasco o qualificava a testemunhar da Sua ressurreição (1 Coríntios 9:1). Embora admitisse ser como “um nascido fora de tempo” (1 Coríntios 15:8), Paulo recusava-se a considerar-se menos qualificado do que os outros apóstolos (1 Coríntios 9:2; Gálatas 2:6-9). Somente os doze e Paulo, portanto, eram “apóstolos” no sentido técnico e autoritativo (Atos 1:25, 26); no sentido básico e geral de “enviado” ou “mensageiro”, porém, o termo também podia ser usado para designar outros obreiros evangélicos (Atos 14:4, 14; Gálatas 1:19).

7. Leia Atos 1:23-26. Como foi escolhido Matias?

O método que eles usaram para escolher Matias pode parecer estranho, mas o lançamento de sortes era uma maneira de tomar decisões já há muito tempo estabelecida (por exemplo, Levítico 16:5-10; Números 26:55). Além disso, a escolha era entre dois candidatos previamente reconhecidos e de qualificações equivalentes, e não um passo rumo ao desconhecido. Os fiéis também oraram a Deus, acreditando que o resultado refletiria a Sua vontade (compare com Provérbios 16:33). E não há evidência de que a decisão tenha jamais sido contestada. Após o Pentecostes, o lançamento de sortes tornou-se desnecessário em razão da orientação direta do Espírito (Atos 5:3; 11:15-18; 13:2; 16:6-9).