25.7.18

Jesus no Tribunal Celestial

Quarta-feira, 25 de Julho


Visto que, por definição, um profeta (em hebraico, nabî) é alguém que fala em nome de Deus, Estêvão tornou-se um profeta no momento em que trouxe o rîb do Senhor contra Israel. No entanto, o Seu ministério profético foi bastante curto.

5. Leia Atos 7:55, 56. Qual foi o significado da visão de Estêvão?

“No momento em que Estêvão chegou a esse ponto do seu discurso, houve um tumulto entre o povo. Quando ele estabeleceu uma conexão entre Cristo e as profecias e falou a respeito do templo, o sacerdote, fingindo-se horrorizado, rasgou as vestes. Para Estêvão, esse ato foi um sinal de que a sua voz logo seria silenciada para sempre. Viu a resistência que as suas palavras encontraram e compreendeu que estava a apresentar o seu último testemunho. Embora ainda estivesse no meio do seu sermão, concluiu-o abruptamente.” Ellen G. White, Atos dos Apóstolos, p. 100

Enquanto Estêvão estava diante dos líderes judeus executando a ação jurídica do Senhor contra eles, Jesus estava em pé no tribunal celestial, isto é, no santuário celestial, ao lado do Pai – uma indicação de que o juízo na Terra era apenas uma expressão do verdadeiro juízo que ocorreria no Céu. Deus julgaria os falsos mestres e líderes de Israel.

Isso explica porque o chamado ao arrependimento, comum nos discursos anteriores (Atos 2:38; 3:19; 5:31), não está presente aqui. A teocracia de Israel estava a chegar ao fim, o que significa que a salvação já não seria mediada pela nação judaica, conforme prometido a Abraão (Génesis 12:3; 18:18; 22:18), mas através dos seguidores de Jesus, judeus e gentios, que deveriam sair de Jerusalém e testemunhar ao mundo (Atos 1:8).

6. Leia Atos 7:57–8:1, 2. Como relatou Lucas a morte de Estêvão?

O apedrejamento era a pena por blasfêmia (Levítico 24:14), embora não esteja claro se Estêvão foi condenado à morte ou simplesmente linchado por fanáticos. Conforme apontam os registros bíblicos, ele foi o primeiro cristão morto por causa de sua fé. O facto de que as testemunhas colocaram as vestes aos pés de Saulo sugere que ele era o líder dos adversários de Estêvão; porém, quando Estêvão orou por seus executores, também o fez por Saulo. Somente alguém com um caráter superior e fé inabalável poderia fazer isso – uma manifestação poderosa da sua fé e da realidade de Cristo na sua vida.