3.7.18

Ele Voltará

Terça-feira, 03 de Julho

4. Leia Atos 1:9-11. Como descreve Lucas a ascensão de Jesus? Nessa ocasião, dois anjos falaram com os discípulos. O que significa isso? (Veja Deuteronómio 19:15)

O relato de Lucas sobre a ascensão de Cristo é muito breve. Jesus estava com os discípulos no Monte das Oliveiras e, enquanto ainda os abençoava (Lucas 24:51), foi levado para o Céu. É claro que a linguagem é fenomenológica; isto é, a cena foi retratada como pareceu aos olhos humanos, não como realmente foi. Jesus estava a partir desta Terra, e não havia outra maneira de o fazer de forma visível senão indo para cima.

A ascensão de Jesus foi um ato sobrenatural de Deus, um dos muitos ao longo da Bíblia. Isto fica implícito pela maneira como Lucas a descreveu, com a voz passiva epêrthê (“Ele foi elevado às alturas”; Atos 1:9). Embora seja utilizada apenas neste verso do Novo Testamento, esta forma verbal é encontrada diversas vezes na versão grega do Antigo Testamento (a Septuaginta), todas elas descrevem ações de Deus, o que sugere que o próprio Deus (o Pai) elevou Jesus até ao Céu, assim como Ele O ressuscitara dos mortos (Atos 2:24, 32; Romanos 6:4; 10:9).

Lucas relata, apenas no livro de Atos, o episódio das duas figuras vestidas de branco que estavam ao lado dos discípulos, após Cristo ter sido encoberto por uma nuvem. A descrição coincide com a de anjos em suas vestes brilhantes (Atos 10:30; João 20:12). Eles vieram assegurar aos discípulos que Jesus voltaria da mesma maneira como tinha subido. Além disso, apenas o livro de Atos nos informa que Cristo subiu “à vista deles” (Atos 1:9).

Portanto, a ascensão visível tornou-se a garantia do retorno visível, que também ocorrerá numa nuvem, embora com “poder e grande glória” (Lucas 21:27). Já não será um evento reservado, pois “todo olho O verá” (Apocalipse 1:7), e Ele não estará sozinho (Lucas 9:26; 2 Tessalonicenses 1:7). A glória da segunda vinda de Jesus excederá em muito a da ascensão.

Como podemos manter sempre diante de nós a promessa da segunda vinda de Cristo? De que maneira esta poderosa verdade deve impactar todas as áreas da nossa vida, como as finanças, as nossas prioridades e escolhas morais?