8.7.18

A Vinda do Espírito


Domingo, 08 de Julho

Em obediência à ordem de Jesus, os fiéis aguardaram em Jerusalém a promessa do Espírito, entre orações fervorosas, arrependimento sincero e louvor. Quando chegou o dia, “estavam todos reunidos no mesmo lugar” (Atos 2:1), provavelmente o mesmo cenáculo de Atos 1. Mas iriam logo para uma área mais pública (Atos 2:6-13).

1. Leia Atos 2:1-3. Que elementos sobrenaturais acompanharam o derramamento do Espírito?

A. ( ) O céu abriu-se, e a multidão viu os anjos a cantar hinos de vitória.

B. ( ) Surgiu um som como de vento impetuoso e línguas de fogo.

A cena foi intensa. Primeiro, houve um estrondo vindo do céu como o de um vento impetuoso que encheu todo o lugar e, depois, surgiram o que pareciam ser chamas de fogo, que pousaram sobre os que estavam ali.

Nas Escrituras, vento e fogo são frequentemente associados a uma “teofania” ou manifestação divina (por exemplo, Êxodo 3:2, 19:18 e Deuteronómio 4:15). Além disso, vento e fogo também podem ser usados para representar o Espírito de Deus (João 3:8; Mateus 3:11). No caso do Pentecostes, seja qual for o significado preciso destes fenômenos, eles eram sinais que inauguravam um momento único na história da salvação: o derramamento prometido do Espírito.

O Espírito estivera sempre a atuar. “Durante a era patriarcal, a influência do Espírito Santo tinha sido muitas vezes revelada de maneira muito notável, mas nunca em Sua plenitude. Agora, em obediência à palavra do Salvador, os discípulos faziam as suas súplicas por esse dom e, no Céu, Cristo acrescentou a Sua intercessão. Ele reclamou o dom do Espírito para que pudesse derramá-lo sobre o Seu povo.” Ellen G. White, Atos dos Apóstolos, p. 20

João Batista profetizou que o Messias vindouro batizaria com o Espírito (Lucas 3:16; compare com Atos 11:16), e o próprio Jesus referiu-Se a este batismo diversas vezes (Lucas 24:49; Atos 1:8). O derramamento do Espírito no Pentecostes seria o Seu primeiro ato de intercessão diante de Deus (João 14:16, 26; 15:26). Nesta ocasião, a promessa foi cumprida.

Embora o batismo do Espírito no Pentecostes tenha sido um evento singular relacionado à vitória de Jesus na cruz e à Sua exaltação no Céu, o ser cheio do Espírito é uma experiência que deve repetir-se constantemente na vida do cristão (Atos 4:8, 31; 11:24; 13:9, 52; Efésios 5:18).

Quais são as evidências da atuação do Espírito na sua vida?