19.7.18

A Segunda Prisão dos Apóstolos


Quinta-feira, 19 de Julho

Se os apóstolos podiam ser usados para trazer o juízo de Deus sobre o pecado, como no caso de Ananias e Safira, eles também poderiam ser usados para trazer a graça de Deus aos pecadores. O Seu poderoso ministério de cura (Atos 5:12-16) era uma prova tangível de que o Espírito de Deus estava a atuar através deles. É impressionante que as pessoas acreditavam que até mesmo a sombra de Pedro podia curar as pessoas. O paralelo mais próximo nos evangelhos é o de uma mulher que tinha sido curada ao tocar as vestes de Jesus (Lucas 8:43, 44). Lucas, no entanto, não declara que a sombra de Pedro realmente tinha poder de cura, mas que as pessoas pensavam assim. No entanto, mesmo que a superstição popular estivesse envolvida, Deus ainda assim concedia a Sua graça.

Não obstante, quanto mais os apóstolos estavam cheios do Espírito, e sinais e prodígios se multiplicavam, mais os líderes religiosos se enchiam de inveja. Isso levou-os a prender os apóstolos uma segunda vez (Atos 5:17, 18). Foi somente após a sua libertação miraculosa (Atos 5:19-24) e outro discurso ousado de Pedro, destacando que eles deveriam “obedecer antes a Deus do que aos homens” (Atos 5:29), que algumas autoridades começaram a considerar a possibilidade de que podiam estar em operação influências sobrenaturais.

5. De acordo com Atos 5:34-39, como tentou Gamaliel dissuadir o Sinédrio de tirar a vida dos apóstolos?

O Sinédrio era controlado pelos saduceus, sendo os fariseus uma minoria influente. Gamaliel era um fariseu e um doutor da lei. Ele era tão altamente estimado pelos judeus, que se tornou conhecido como Rabban (“nosso mestre”), em vez de simplesmente Rabi (“meu mestre”). Paulo foi um dos seus discípulos (Atos 22:3).

Gamaliel relembrou outros dois movimentos rebeldes na história recente de Israel, que também tinham atraído seguidores e causado tumultos. Os Seus líderes, no entanto, tinham sido mortos e, os seus seguidores, completamente dispersos. A lição que ele extraiu disto foi que, se o movimento cristão fosse de origem humana, desapareceria rapidamente. Por outro lado, se fosse um movimento divino, como afirmavam os apóstolos, como poderiam resistir? O conselho de Gamaliel prevaleceu. Os apóstolos foram açoitados e, mais uma vez, ordenados a não falar em nome de Jesus.

Bons conselhos podem muitas vezes ser necessários e úteis. Como podemos ser mais abertos a receber conselhos, mesmo quando eles apresentam o que não queremos ouvir?