26.7.18

A Propagação do Evangelho

Quinta-feira, 26 de Julho


A vitória sobre Estêvão provocou uma enorme perseguição contra os cristãos em Jerusalém, certamente instigada pelo mesmo grupo de adversários. O líder desse grupo era Saulo, que causou imensos danos à igreja (Atos 8:3; 26:10). No entanto, a perseguição resultou em bem.

Espalhados pela Judeia e Samaria, os fiéis saíram a pregar o evangelho. A ordem para testemunhar nessas regiões (Atos 1:8) foi então cumprida.

7. Leia Atos 8:4-25. Que lições são reveladas neste relato?

Os samaritanos eram em parte israelitas, até mesmo do ponto de vista religioso. Eles eram monoteístas que aceitavam os primeiros cinco livros de Moisés (o Pentateuco), praticavam a circuncisão e aguardavam o Messias. Para os judeus, no entanto, a religião samaritana era corrompida, o que significa que os samaritanos não tinham nenhuma participação nas bênçãos da aliança de Israel.

A inesperada conversão de samaritanos surpreendeu a igreja em Jerusalém, de maneira que os apóstolos enviaram Pedro e João para avaliar a situação. O facto de Deus ter retido o Seu Espírito até a chegada dos apóstolos (Atos 8:14-17) tinha provavelmente o objetivo de convencê-los de que os samaritanos deveriam ser plenamente aceitos como membros da comunidade de fé (veja Atos 11:1-18).

As coisas, no entanto, não pararam por aí. Em Atos 8:26-39, temos a história de Filipe e o etíope, um eunuco que, depois de um estudo bíblico, pediu o batismo. “Ambos desceram à água, e Filipe batizou o eunuco” (Atos 8:38).

Primeiro os samaritanos e em seguida o etíope – um estrangeiro que viera a Jerusalém para adorar e agora estava a caminho de casa. O evangelho estava a atravessar as fronteiras de Israel e a chegar ao mundo, conforme predito. Porém, tudo isto era apenas o começo, visto que estes primeiros cristãos judeus percorreriam o mundo então conhecido e pregariam as boas-novas da morte de Jesus, que pagou a penalidade por seus pecados, oferecendo a todos, em todos os lugares, a esperança da salvação.

Pedro disse a Simão que ele estava “cheio de amargura e preso pelo pecado” (Atos 8:23, NVI). Qual foi a solução para o problema dele e para quem quer que esteja em situação semelhante?