23.7.18

A Nomeação dos Sete

Domingo, 22 de Julho


1. Leia Atos 6:1. Qual foi a queixa dos cristãos helenistas?

A. ( ) Os judeus da Judeia estavam a impedir que eles aceitassem a Jesus.

B. ( ) As suas viúvas estavam a ser esquecidas na distribuição diária de alimentos.

“A causa da queixa foi a negligência que se alegava na distribuição diária de auxílio às viúvas gregas. Qualquer desigualdade seria contrária ao espírito do evangelho; contudo, Satanás conseguira despertar a suspeita. Medidas imediatas deveriam ser tomadas para remover todo motivo de descontentamento e evitar que o inimigo triunfasse em seus esforços de disseminar divisão entre os crentes.” Ellen G. White, Atos dos Apóstolos, p. 88

A solução proposta pelos apóstolos foi que os helenistas escolhessem sete homens para “servir [diakone] às mesas” (Atos 6:2), enquanto os apóstolos dedicariam o seu tempo à oração e ao “ministério [diakonia] da palavra” (Atos 6:4). Uma vez que diakone e diakonia pertencem ao mesmo grupo de palavras, a única diferença real está entre os termos “mesas”, em Atos 6:2, e “palavra”, em Atos 6:4. Isto, juntamente com o adjetivo “diária” (Atos 6:1), parece apontar para os dois principais elementos do cotidiano da igreja primitiva: o ensino (“da palavra”) e a comunhão (“às mesas”), sendo que esta última consistia na refeição comunitária, na Ceia do Senhor e nas orações (Atos 2:42, 46; 5:42).

Isto é, como depositários autoritativos dos ensinamentos de Jesus, os apóstolos ocupar-se-iam principalmente do ensino doutrinário e também da oração, enquanto os sete encarregar-se-iam das atividades de comunhão nas diversas igrejas localizadas nas casas. Os seus deveres, no entanto, não se limitavam aos dos diáconos, conforme este termo é entendido hoje. Os sete foram os primeiros líderes congregacionais da igreja.

2. Leia Atos 6:2-6. Como foram escolhidos os sete e comissionados para o serviço?

Os candidatos deviam ser distinguidos por qualidades morais, espirituais e práticas: deviam ter uma reputação honrosa e ser cheios do Espírito e de sabedoria. Com a aprovação da comunidade, os sete foram selecionados e então comissionados mediante oração e imposição de mãos. O rito parece indicar o reconhecimento público e a concessão de autoridade para que eles trabalhassem junto às várias congregações.

É fácil semear dissensão entre os cristãos. Como podemos manter a paz e concentrar-nos na missão?