2.7.18

A Missão dos Discípulos

Segunda-feira, 02 de Julho

2. Leia Atos 1:8. Em vez de se envolverem em especulações proféticas, o que deveriam os discípulos fazer?

Existem quatro elementos importantes nesta passagem sobre da missão dos discípulos:

1- O dom do Espírito. O Espírito Santo esteve sempre ativo entre o povo de Deus. No entanto, de acordo com os profetas, haveria um derramamento especial do Espírito no futuro (Isaías 44:3; Joel 2:28, 29). Quando o próprio Jesus foi ungido, o Espírito Santo já estava a atuar durante o período do Seu ministério (Lucas 4:18-21), mas a era do Espírito só seria oficialmente inaugurada depois da exaltação de Cristo no Céu (João 7:39; Atos 2:33).

2- A função do testemunho. Um testemunho é um relato em primeira mão. Os discípulos estavam plenamente qualificados a dar esse testemunho (Atos 1:21, 22; 4:20; compare com 1 João 1:1-3) e foram incumbidos de partilhar com o mundo a sua experiência singular com Cristo.

3- O plano da missão. Os discípulos deveriam testemunhar primeiro “em Jerusalém”, depois “em toda a Judeia e Samaria e”, por fim, “até aos confins da Terra”. Era um plano progressivo. Jerusalém era o centro da vida religiosa judaica, o lugar em que Jesus tinha sido condenado e crucificado. Judeia e Samaria eram regiões vizinhas onde Jesus também tinha ministrado. Os discípulos, no entanto, não deviam limitar-se apenas a essas localidades. O escopo da sua missão era mundial.

4- A orientação da missão. No tempo do Antigo Testamento, as nações deviam ser atraídas a Deus (veja Isaías 2:1-5) – não era Israel que devia “levar” Deus às nações. As poucas exceções (por exemplo, Jonas) não invalidam a regra geral. Agora, a estratégia era diferente. Jerusalém ainda era o centro, mas em vez de ficar e criar raízes ali, os discípulos deviam sair para os confins da Terra.

3. Leia Lucas 24:44-48. Qual era a mensagem central que os discípulos deviam pregar?

Nos quarenta dias que passou com os discípulos após a ressurreição (Atos 1:3), Jesus deve-lhes ter explicado muitas verdades sobre o reino de Deus, embora houvesse muitas coisas que ainda não compreendessem, conforme revela a pergunta deles em Atos 1:6. Eles estavam familiarizados com as profecias, mas agora finalmente podiam vê-las sob uma nova luz, a luz que emanava da cruz e do túmulo vazio (veja Atos 3:17-19).