11.7.18

A Exaltação de Jesus


Quarta-feira, 11 de Julho

“Exaltado, pois, à destra de Deus, tendo recebido do Pai a promessa do Espírito Santo, derramou isto que vedes e ouvis.” Atos 2:33

Na terceira parte do discurso, Pedro voltou à questão das línguas que, inicialmente, tinha atraído as pessoas. Em vez de estarem embriagados, o que teria sido estranho às 9 horas da manhã (Atos 2:15), os fiéis falavam em línguas porque o Espírito Santo tinha acabado de ser derramado do Céu.

5. Leia Atos 2:33-36. Qual é a relação entre a exaltação de Jesus, à destra de Deus, e o derramamento do Espírito?

A destra de Deus é uma posição de autoridade (Salmos 110:1-3). O argumento de Pedro, fundamentado nas Escrituras, era que Jesus derramou o Espírito sobre os Seus seguidores porque tinha sido elevado a essa posição no Céu. A exaltação não concedeu a Cristo um status que Ele não possuía antes (João 1:1-3; 17:5). Em vez disso, ela representou o supremo reconhecimento do Pai da Sua prerrogativa como Senhor e Salvador (Atos 2:36).

Na verdade, este evento leva-nos a um dos temas mais importantes da Bíblia: o conflito cósmico entre o bem e o mal. A questão é que o Espírito não poderia vir em Sua plenitude se Jesus não fosse exaltado (João 7:39), e Jesus não seria exaltado se não tivesse triunfado na cruz (João 17:4, 5). Noutras palavras, a exaltação de Cristo era a condição para a vinda do Espírito, pois ela significava a aprovação de Deus da Sua obra na cruz, incluindo a derrota daquele que usurpara o domínio deste mundo (João 12:31).

A entrada do pecado no mundo lançara uma sombra sobre Deus. A morte de Jesus era necessária, não só para redimir o ser humano, mas também para vindicar o nome de Deus e expor Satanás como um impostor. No ministério de Cristo, a era da salvação já estava em vigor (Lucas 4:18-21). Ao expulsar demónios e perdoar pecados, Ele estava a libertar cativos de Satanás. Entretanto, era a cruz que Lhe daria autoridade total para realizar estas coisas. Quando o sacrifício pessoal de Cristo foi autenticado no Céu, Satanás levou um golpe decisivo, e o Espírito estava sendo derramado para preparar um povo para a vinda de Jesus.