12.6.18

O Sinal de Deus Identifica o Seu Povo

Domingo, 10 de Junho

1. Nos tempos do Antigo Testamento, havia dois sinais exteriores que identificavam o verdadeiro povo de Deus. Um deles era a circuncisão. A quem foi dado este sinal pela primeira vez? (Génesis 17:9-11). Assinale a alternativa correta:

A.( ) Aos filisteus.

B.( ) A Abraão e aos seus descendentes do sexo masculino.

Deus ordenou que Abraão e os seus descendentes fossem circuncidados como sinal da aliança de salvação. Os homens deveriam ser circuncidados no oitavo dia de vida (Levitico 12:3). No entanto, esse ritual tinha um significado mais profundo. Devia simbolizar a necessidade da “circuncisão” ou renovação do coração (veja Deuteronómio 30:6). Por essa razão, Paulo escreveu: “Não é judeu quem o é apenas exteriormente, nem é circuncisão a que é somente na carne. Porém judeu é aquele que o é interiormente, e circuncisão, a que é do coração, no espírito, não segundo a letra, e cujo louvor não procede dos homens, mas de Deus” (Romanos 2:28, 29).

No Novo Testamento, textos como 1 Coríntios 7:19, Gálatas 5:6 e 6:15 revelam que a circuncisão foi substituída pelo batismo, que simboliza a conversão, uma “nova criação”, a morte para o pecado e o surgimento de uma nova vida (veja Romanos 6:3, 4). Por isso Paulo disse que a circuncisão já não era importante, mas a “fé que atua pelo amor” e a observância das “ordenanças de Deus”.

2. Qual foi o segundo sinal exterior dado por Deus para identificar o Seu povo? Porque foi ele dado? (Êxodo 31:13, 17; Ezequiel 20:12, 20). Assinale “V” para verdadeiro ou “F” para falso:

A.( ) O Sábado. Para que o povo soubesse que Ele é o Criador que os santifica.

B.( ) O domingo, para que se lembrassem do dia do sol.

Observe que o Sábado como sinal remonta à criação (veja também Génesis 2:2, 3), enquanto a circuncisão somente teve início com Abraão. Jesus disse, ao referir-se ao Gênesis, que “o sábado foi estabelecido por causa do homem” (Marcos 2:27). Ele demonstra que pertencemos a Deus pela criação, porque Ele nos fez, e pela redenção, porque Ele nos justifica e nos santifica. Portanto, embora Paulo tenha afirmado que a circuncisão já não é importante, ele argumentou que guardar as ordenanças (mandamentos) de Deus, que incluem o Sábado, continua a ser importante (veja Hebreus 4:9).