12.6.18

O Selo de Deus

Terça-feira, 12 de Junho

Um selo, tal como uma assinatura, é usado para validar um documento. Na Antiguidade, era um carimbo pressionado sobre cera mole ou argila, utilizado para demonstrar autenticidade ou propriedade e trazia consigo a autoridade do seu proprietário.

4. Qual é o selo de Deus? Como e quando é ele dado? (Efésios 1:13, 14; 4:30; 2 Timóteo 2:19; Apocalipse 7:1-4; 14:1).

O selo de Deus é um sinal da propriedade divina e da proteção que o Senhor oferece ao Seu povo. Paulo descreveu o selamento em conexão com a conversão e o recebimento do dom do Espírito Santo. Ele chamou a este dom “depósito” ou “sinal” (pagamento antecipado), dado aos cristãos como garantia da redenção e da herança que receberão quando Jesus voltar.

O livro do Apocalipse retrata outro selamento antes da segunda vinda de Jesus. Este selo final será dado aos 144 mil no momento do derramamento do Espírito Santo, por ocasião da chuva serôdia. Os cristãos têm o nome de Deus (ou assinatura) escrito nas suas testas. Mediante a obra do Espírito Santo na vida, passam a refletir o caráter de Deus.

5. Compare o selo de Deus com a marca da besta. Que diferença entre eles é mencionada? (Apocalipse 7:3; 14:9).

O selo é dado aos verdadeiros adoradores de Deus, enquanto a marca da besta é recebida pelos seus adoradores. O selo é recebido apenas na testa, indicando uma escolha mental definitiva de adorar a Deus da maneira que Ele ordenou. A marca, por outro lado, é recebida na testa ou na mão. Isto significa que as pessoas podem adorar a besta por uma de duas razões: ao receberem a marca na testa, concordam com ela na sua mente e pensam que realmente estão a adorar a Deus. Ao receberem a marca na mão, não concordam com ela, mas continuam nesse caminho porque temem as sérias consequências de não se adequarem à marca da besta. Temem não poder comprar nem vender e, por fim, serem mortas (Apocalipse 13:15, 17).

“Os que se estão a unir com o mundo, estão-se a moldar segundo o modelo mundano, e a preparar-se para o sinal da besta. Os que desconfiam de si mesmos, que se humilham diante de Deus, e purificam a mente pela obediência à verdade, estão a receber o molde divino, e a preparar-se para receber na fronte o selo de Deus.” Ellen G. White, Testemunhos Para a Igreja, v. 5, p. 216