23.6.18

O Regresso do Nosso Senhor Jesus


Lição 13 - 23 a 29 de Junho

Sábado à tarde

VERSO PARA MEMORIZAR: “Porque, assim como o relâmpago sai do oriente e se mostra até ao ocidente, assim será também a vinda do Filho do homem.” Mateus 24:27


O poeta T. S. Eliot começou um dos seus poemas com a seguinte frase: “No meu princípio está o meu fim.” Por mais sucintas que sejam, as suas palavras trazem uma verdade poderosa. Nos inícios existem finais. Vemos ecos dessa realidade no nosso nome, Adventistas do Sétimo Dia, que apresenta dois ensinamentos bíblicos fundamentais: o “Sétimo Dia”, em referência ao Sábado dos Dez Mandamentos, um memorial semanal da criação da Terra em seis dias; e a palavra “Adventista”, que aponta para a segunda vinda de Jesus, na qual serão cumpridas todas as esperanças e promessas da Bíblia, inclusive a promessa da vida eterna.

Por maior que seja o intervalo de tempo entre a criação do mundo (o nosso princípio) e a segunda vinda de Jesus (o nosso fim, pelo menos o fim desta existência pecaminosa), esses eventos estão ligados. O Deus que nos criou (João 1:1-3) é o mesmo que voltará e, “num momento, num abrir e fechar de olhos, ao ressoar da última trombeta” (1 Coríntios 15:52), trará a nossa redenção suprema. Em nosso princípio, de facto, encontramos o nosso fim.

Nesta semana, vamos falar sobre o último de todos os eventos finais, pelo menos no que diz respeito ao nosso mundo atual: a segunda vinda do nosso Senhor Jesus.