21.6.18

O Armagedom e o Monte Carmelo: Parte 2

Quinta-feira, 21 de Junho

6. Leia 1 Reis 18:18 a 40. Como termina esta história? Como reflete ela o que ocorrerá, em grande escala, quando o grande conflito chegar ao seu clímax no fim dos tempos? Assinale a alternativa correta:

A. ( ) Elias ficou com medo dos profetas de Baal e fugiu. O povo de Deus também terá que fugir nos últimos dias.

B. ( ) O profeta Elias enfrentou e venceu os profetas de Baal. No fim, os que estiverem do lado do Senhor serão vitoriosos.

A batalha no monte Carmelo foi entre Elias, profeta de Deus, e 450 sacerdotes de Baal. (Observe como a quantidade do mal foi muito maior do que a do bem). O objetivo dessa batalha foi demonstrar quem era o Deus verdadeiro. Seria Aquele que criou os céus e a Terra, ou Baal, precisamente outra manifestação do “dragão” e outro meio pelo qual ele busca enganar o mundo (Apocalipse 12:9)?

Os sacerdotes oraram, pedindo a Baal que enviasse fogo para queimar o seu sacrifício. Eles gritaram da manhã ao meio-dia. “Gritem mais alto”, provocou Elias. “Talvez [Baal] esteja a dormir” (1 Reis 18:27). Os sacerdotes entraram em frenesi. Eles cortaram-se com espadas até que o sangue fluía livremente. Cansados e esgotados, desistiram no momento do sacrifício da tarde.

O sacrifício de Elias foi encharcado três vezes, e a água fez com que as valetas transbordassem. Elias fez uma simples oração a Deus. O Senhor instantaneamente consumiu tudo, inclusive o altar de pedra e o solo abaixo. O poder do Deus verdadeiro em contraste com Baal foi inconfundível!

7. Compare Apocalipse 16:13 e 19:20 e 21 com o destino dos falsos profetas de Baal. O que vemos nestas passagens? Assinale a alternativa correta:

A. ( ) Os maus e os falsos profetas serão perdoados.

B. ( ) No fim, o destino dos falsos profetas será a destruição no lago de fogo.

Embora não possamos explicar todas as coisas sobre o Armagedom, pelo menos neste momento, conhecemos o resultado dessa batalha: os inimigos de Deus serão destruídos e o nome do Senhor e dos Seus santos será vindicado.

Leia 1 Coríntios 15:1 e 2. Embora o contexto imediato não seja o Armagedom, qual é o argumento de Paulo, e porque é tão importante que nos lembremos disto, especialmente à luz do que o futuro nos reserva? Leia Apocalipse 16:15, que está no contexto do Armagedom. O que revelam estes textos em conjunto?