20.6.18

O Armagedom e o Monte Carmelo: parte 1

Quarta-feira, 20 de Junho

O que é esta grande batalha do Armagedom? Em primeiro lugar, o nome parece significar “Monte de Megido”. No entanto, nesta região não há um monte conhecido como Megido, mas o monte Carmelo estava localizado nas proximidades, e os estudiosos entendem a expressão “Monte de Megido” como uma referência ao monte Carmelo.

Mais precisamente, os estudiosos da Bíblia têm visto a história de Elias e os falsos profetas de Baal no monte Carmelo como um símbolo, um tipo do que ocorrerá em Apocalipse 13.

Como vimos ontem, o texto de Apocalipse 16:13, com a sua referência ao dragão, à besta e ao falso profeta, remete aos eventos de Apocalipse 13, a falsa trindade que vimos na lição nove.

Os problemas em Apocalipse 13 começam a chegar ao clímax nos versos 13 e 14, quando a segunda besta realiza atos sobrenaturais, “de maneira que até fogo do céu faz descer à Terra, diante dos homens” (Apocalipse 13:13). Estes eventos levam ao confronto direto entre Deus e Satanás, entre os que adoram o Deus verdadeiro e os que adoram a “imagem da besta” (Apocalipse 13:14).

5. Leia 1 Reis 18:1 a 18. De que maneira esta história reflete alguns problemas que se desenvolverão nos eventos finais, como vemos no Apocalipse?

Em muitos aspectos, o que vemos neste texto é um claro retrato do grande conflito. Elias declarou de maneira inequívoca no verso 18: o povo abandonou a lei de Deus e está a adorar e a seguir deuses falsos. Não tem este sido sempre o problema, independentemente das infinitas formas e maneiras pelas quais este mal se tem manifestado ao longo da história? Ou estamos a adorar “Aquele que fez o céu, e a Terra, e o mar, e as fontes das águas” (Apocalipse 14:7), ou estamos a adorar outra pessoa ou coisa. No caso de Apocalipse 13 e dos acontecimentos que ali se desenrolam, em vez de adorarem ao Senhor, as pessoas estão a adorar a besta e a sua imagem. Não há meio-termo. Ou estamos do lado de Deus ou do lado de Satanás. Isto mostra a grande importância das questões em jogo, agora e especialmente na batalha do Armagedom, em que, como veremos na história sobre o monte Carmelo, a distinção se torna muito clara.