3.6.18

Ferida Mortal Curada

Domingo, 03 de Junho

1. Leia Apocalipse 13:1 a 10. Porque se refere este texto ao papado, tanto à sua função no passado quanto no futuro? Observe especificamente que lhe é dada uma função importante. O que significa isso em termos de eventos finais?

Embora Deus tenha fiéis em todas as igrejas, a Escritura aponta uma função específica desempenhada por esta instituição ao longo da história e que também será cumprida nos eventos finais.

2. Leia Apocalipse 13:3. Que facto é descrito neste verso e o que revela isso sobre o poder e a influência de Roma?

Durante séculos, a igreja romana foi a principal religião e, em muitos aspectos, o centro político do mundo ocidental. Um exemplo expressivo do seu poder é visto na história do santo imperador romano Henrique IV que, irritando o papa Gregório VII, foi ao castelo dele para fazer as pazes. Ali, no inverno gelado, o imperador romano foi obrigado a esperar durante três dias num tribunal externo, antes que o papa lhe concedesse entrada. Gregório VII, exaltado com o seu triunfo, vangloriou-se de que era o seu dever abater o orgulho dos reis.

No entanto, mediante a influência da Reforma, do Iluminismo e da Revolução Francesa, a hegemonia política e religiosa de Roma foi destruída no final do século 18. Um dos papas, Pio VI, foi levado cativo pelo exército francês em 1798 e morreu exilado em 1799.

Apocalipse 13, no entanto, fala de um ressurgimento, da cura da sua “ferida mortal”. Embora Roma não tenha hoje o poder político que exerceu nos dias de Gregório VII, graças à popularidade dos novos papas, é uma força influente, tanto religiosa quanto politicamente (por exemplo, o discurso do Papa Francisco, em 2015, foi a primeira ocasião na história em que um papa discursou tanto no Senado quanto no Congresso Americano). De acordo com a profecia, esta influência intensificar-se-á cada vez mais.

Como podemos pregar fielmente a mensagem que recebemos de Deus sem ofender as pessoas? Devemos nos curvar ao “politicamente correto” ao proclamar a verdade presente?