29.6.18

Estudo adicional - Sexta-feira, 29 de Junho

A segunda vinda de Jesus não é o epílogo, nem o apêndice, nem o posfácio da triste história do pecado e do sofrimento humano neste mundo caído. Em vez disso, a segunda vinda de Cristo é o grandioso clímax, a maravilhosa esperança da fé cristã. Sem ela, o que seria de nós? A história da humanidade continuaria com as suas sucessivas tragédias e cenas miseráveis, até que tudo terminasse na morte. Sem a esperança do regresso de Cristo, a vida é, como escreveu William Shakespeare, “uma história contada por um idiota, cheia de som e de fúria, sem sentido algum.” Contudo, temos esta esperança porque a Palavra de Deus reafirma-a repetidamente; porque Jesus nos resgatou com a Sua vida (Marcos 10:45) e voltará para vir buscar aqueles que Ele comprou. As estrelas no céu não falam da segunda vinda do Senhor. Os pássaros que gorjeiam nas árvores não a anunciam. Estas coisas podem até revelar algo bom e animador sobre a realidade, mas elas não ensinam que um dia, quando Jesus regressar, “a trombeta soará, os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados” (1 Coríntios 15:52). Elas não mostram que um dia olharemos para o céu e veremos “o Filho do Homem assentado à direita do Todo-Poderoso e vindo com as nuvens do céu” (Marcos 14:62). Conhecemos estas coisas porque a Palavra de Deus nos revela, e confiamos nas suas promessas.

Perguntas para discussão

1. Se a segunda vinda de Jesus fosse apenas a manifestação plena dos princípios cristãos na vida dos seguidores de Cristo, porque estaríamos, no final, sem esperança?

2. Porque é tão absurda a ideia popular de que o Universo surgiu do nada e de forma espontânea? Porque promovem as pessoas esta noção e porque alguns acreditam nela? Porque a crença num Deus eterno que criou do nada todas as coisas é uma explicação muito mais lógica e racional para a origem do Universo?

3. Como saber se estamos a sacrificar a salvação pelas coisas deste mundo? Faça uma lista das coisas que nos poderiam levar a renunciar à eternidade e comente com a classe.