17.6.18

Babilônia e o Armagedom


Lição 12 - 16 a 22 de Junho

Sábado à tarde

VERSO PARA MEMORIZAR: “Na sua fronte, achava-se escrito um nome, um mistério: BABILÔNIA, A GRANDE, A MÃE DAS MERETRIZES E DAS ABOMINAÇÕES DA TERRA.” Apocalipse 17:5

LEITURAS DA SEMANA: Apocalipse 14:8; 16:19; Isaías 52:9; Apocalipse 18:1-10; 16:12-16; 1 Reis 18:1-40; 1 Coríntios 15:1, 2

O livro de Apocalipse, como já observamos, é repleto de imagens e linguagem tiradas diretamente do Antigo Testamento. Por exemplo, o nome “Babilônia” aparece seis vezes no Apocalipse. No entanto, ele não se refere ao antigo reino de Nabucodonosor, que tinha desaparecido da história mundial centenas de anos antes. Em vez disso, João estava a usar imagens do Antigo Testamento para expressar uma verdade. Neste caso, Babilônia – um imenso poder político e religioso que tinha oprimido o povo de Deus – descreve, hoje, os grandes poderes políticos e religiosos que buscarão fazer a mesma coisa no tempo do fim.

Algo semelhante ocorre com a palavra Armagedom, que surge apenas no Apocalipse, mas é baseada numa expressão hebraica que parece significar “Monte de Megido”, uma referência a um local do antigo Israel. Existe uma grande especulação sobre o Armagedom. Muitas pessoas aguardam a ocorrência de uma grande batalha militar nesse lugar, em Megido, perto do fim do mundo.

Nesta semana, vamos estudar sobre Babilônia e o Armagedom, e vamos buscar descobrir o que revela a Bíblia com estas imagens.