19.6.18

Armagedom

Terça-feira, 19 de Junho 

Embora a maioria das pessoas, incluindo muitos cristãos, não tenha muito conhecimento sobre o livro de Apocalipse, uma imagem ou palavra deste livro alcançou a cultura popular: Armagedom (veja Apocalipse 16:16). Mesmo na cultura secular, a palavra passou a representar uma luta final em que o destino da Terra está em jogo. Hollywood produziu um filme chamado Armagedom, sobre um asteróide gigante pronto para destruir o planeta. Até certo ponto, a ideia do fim do mundo também está na mente das pessoas seculares.

Muitos cristãos familiarizados com o livro do Apocalipse e que acreditam nele entendem a batalha do Armagedom como um conflito militar literal que ocorrerá no Médio Oriente, próximo ao fim do mundo. Uma versão afirma que um exército de 200 milhões de homens da Ásia assolará o norte de Israel. Outros concentram-se nos vários conflitos militares e políticos naquela parte do mundo que, na sua compreensão, prepararão o terreno para a batalha militar final do Armagedom, na região de Megido.

No entanto, a Bíblia apresenta uma imagem totalmente diferente. As Escrituras apresentam o Armagedom como o clímax final, não entre nações em disputa, mas entre os dois lados do conflito cósmico. Por mais que factores económicos e políticos possam entrar em jogo, será uma luta religiosa, não uma batalha política e econômica.

4. Leia Apocalipse 16:12 a 16. O que revela este texto sobre o Armagedom? Assinale “V” para verdadeiro ou “F” para falso:

A. ( ) O Armagedom será uma guerra que ocorrerá no Médio Oriente.

B. ( ) O Armagedom está relacionado com a luta entre o dragão (Satanás) e Cristo.

Primeiro, observe como a linguagem desta passagem é simbólica. Espíritos semelhantes a rãs saem da boca do dragão, da boca do falso profeta e da boca da besta (referências aos poderes de Apocalipse 13; o “falso profeta” deve ser uma referência à besta de Apocalipse 13:11, que surge da terra). O grande conflito também é visto quando os “espíritos de demónios” (Apocalipse 16:14) saem à batalha no “grande Dia do Deus Todo-Poderoso” (Apocalipse 16:14). Independentemente da maneira como o Armagedom se desenvolverá, ele será um conflito mundial entre as forças de Cristo e Satanás. Assim como Babilônia, no Apocalipse, não se refere aos eventos na região remota do Iraque moderno, o Armagedom não será uma batalha local na região de Megido.

Leia Apocalipse 16:15. No meio do conflito, Jesus encoraja-nos com a mensagem do evangelho, através da promessa da Sua vinda e da necessidade de sermos cobertos com a Sua justiça. Isto revela a natureza espiritual desta batalha?