6.6.18

A Grande Babilônia

Quarta-feira, 06 de Junho

5. Leia os textos seguintes. O que ensinam eles sobre Babilônia? Jeremias 51:6, 7, 53, 57; Zacarias 2:7; Apocalipse 17:5, 6; 18:2, 3

Como vimos ontem, Babilônia tem uma longa história como capital da falsa adoração. Portanto, ela é um símbolo de um poder que enganará as nações no tempo do fim.

6. Quais são as semelhanças e as diferenças entre o dragão, a besta do mar e a besta escarlate? (Apocalipse 12:3; 13:1-3; 17:3).

As três bestas têm sete cabeças e dez chifres, que representam a soma total de cabeças e chifres dos animais de Daniel 7. Cada sucessivo império foi construído sobre os que o precederam. De forma semelhante, a besta escarlate combina elementos do dragão e da besta do mar (simbolizando a Roma pagã e papal, respectivamente), bem como da besta terrestre (Apocalipse 13:11-14), reunindo “os três poderes – todos os inimigos de Deus – numa verdadeira coalizão” (Jacques B. Doukhan, Secrets of Revelation: The Apocalypse Through Hebrew Eyes [Hagerstown, Md.: Review and Herald], 2002, p. 162). Um elemento adicional em Apocalipse 17 é a mulher montada sobre a besta escarlate, simbolizando uma união ilícita entre poderes religiosos e políticos. Ela é contrastada com a mulher pura (Apocalipse 12).

Mulher pura (Apocalipse 12) | Meretriz (Apocalipse 17)

No Céu | Sobre as águas

Vestida de sol | Vestida de púrpura e escarlate

Coroa de 12 estrelas | Adornada com ouro, pedras preciosas e pérolas

Atacada pelo dragão | Apoiada pelo dragão

Mãe do remanescente | Mãe das meretrizes

Como “Mãe das Meretrizes”, Babilônia tem-se reproduzido. A igreja-mãe apóstata tem muitas filhas. Mas Deus não Se apropria de erros e atrocidades do falso cristianismo. O Seu povo, embora atacado por Satanás, tem sobrevivido ao longo dos séculos.

Somos advertidos da queda ou apostasia de Babilônia quanto à verdade, que por fim levará ao engano final, resultando na marca da besta (Apocalipse 14:8-11). Esta advertência será repetida com poder muito maior, culminando no último apelo para que o povo de Deus saia de Babilônia e se una à igreja remanescente do tempo do fim (Apocalipse 18:1-4).