13.5.18

Uma Poderosa Confirmação das Profecias

Domingo, 13 de Maio

Nos dias anteriores à crucificação de Jesus, os discípulos falaram com Ele no Monte das Oliveiras. Imagine ouvir Cristo a dizer que o templo seria destruído! Não sabemos exatamente o que passou na mente deles, mas as perguntas que eles fizeram posteriormente indicam que eles relacionaram a destruição do templo com o “fim do mundo” (Mateus 24:3).

1. Leia Mateus 24:1-25. Qual foi a mensagem de Jesus aos Seus seguidores sobre os últimos dias?

O texto de Mateus 24:1-25 deixa claro que, entre outras coisas, Cristo estava preocupado com os enganos que confundiriam o Seu povo ao longo dos séculos, até ao tempo do fim. Um desses enganos são os falsos profetas e os falsos cristos. Alguns falsos profetas alegarão representar Cristo; outros reivindicarão ser o próprio Jesus. E algo terrível é que muitas pessoas acreditarão neles.

Temos visto uma triste mas poderosa confirmação da Palavra de Deus. Ao longo da História, e até mesmo nos nossos dias, têm surgido enganadores que dizem: “Eu sou o Cristo”. Que profecia extraordinária! A viver neste tempo, podemos examinar os longos séculos da história e ver exatamente como esta profecia foi precisa, de uma forma que os que viveram no tempo de Cristo não puderam testemunhar! Também não devemos ficar surpreendidos se enganos como estes se intensificarem à medida que nos aproximamos da crise final.

Além disso, no contexto da confirmação da fé, veja como Jesus descreveu a condição do mundo. Em diversas ocasiões na história da Terra desde Cristo, as pessoas puseram a sua esperança em coisas que “eliminariam” ou pelo menos “reduziriam” muito os sofrimentos e a aflição da humanidade. Movimentos políticos, tecnologia, ciência ou razão – num momento ou outro, as pessoas têm esperado que essas coisas introduzam uma utopia na Terra. Conforme o doloroso testemunho da história tem mostrado repetidamente, essa esperança tem-se provado sempre infundada. Hoje o mundo é exatamente como Jesus disse que seria. As palavras de Cristo, proferidas há quase dois mil anos, mostram como essa “esperança” tem sido realmente um engano.

Leia Mateus 24:25. Como podemos fortalecer a nossa fé?