29.5.18

Os Dois Grandes Erros

Segunda-feira, 28 de Maio

2. Leia os seguintes textos. O que revelam eles sobre o poder enganador de Satanás?

2 Coríntios 11:13-15

2 Tessalonicenses 2:9, 10

Apocalipse 12:9

Apocalipse 20:10

Como observamos numa lição anterior, Jesus advertiu os Seus seguidores quanto aos enganos do tempo do fim. Entre esses, Ele advertiu especificamente sobre o surgimento de falsos cristos e falsos profetas que enganariam a muitos (Mateus 24:5).

Contudo, falsos cristos e falsos profetas não são os únicos enganos com os quais devemos ter cuidado no tempo do fim. O Nosso inimigo no grande conflito tem muitos estratagemas para enganar o maior número possível de pessoas. Como cristãos, precisamos estar atentos a esses ardis, e só podemos fazer isso pelo conhecimento da Bíblia e através da obediência aos seus ensinos.

Ellen G. White explicou quais são os dois grandes enganos: “Mediante os dois grandes erros – a imortalidade da alma e a santidade do domingo – Satanás há de enredar o povo em suas malhas. Enquanto o primeiro lança o fundamento do espiritismo, o último cria um laço de simpatia com Roma. Os protestantes dos Estados Unidos serão os primeiros a estender as mãos através do abismo para apanhar a mão do espiritismo; se estenderão por sobre o abismo para dar mãos ao poder romano; e, sob a influência dessa tríplice união, esse país seguirá as pegadas de Roma, desprezando os direitos da consciência” (O Grande Conflito, p. 588).

É incrível ver, mesmo muitos anos depois dela escrever estas palavras, o quanto estes “dois grandes erros” continuam predominantes no mundo cristão.

Porque são o conhecimento das verdades bíblicas e a disposição de a elas obedecer as armas mais poderosas contra os enganos do diabo, especialmente nos últimos dias?