30.5.18

O Sábado e a Teoria da Evolução

Quarta-feira, 30 de Maio

Assim como Satanás tem sido bem-sucedido em enganar o mundo quanto à imortalidade da alma, ele também tem obtido tanto sucesso, senão mais, ao usurpar o Sábado bíblico e mudá-lo para o domingo (veja as Lições das semanas 6 e 8). Ele tem feito isto ao longo da maior parte da história cristã.

Nos últimos anos, o diabo surgiu com outro engano que diminui a influên­cia do Sábado na mente das pessoas: a teoria da evolução.

4. Leia Gênesis 1–2:3. Como criou o Senhor o nosso mundo e quanto tempo demorou para o fazer?

Estes versos revelam dois pontos sobre o relato da criação. Em primeiro lugar, tudo foi planeado e calculado; nada foi aleatório, arbitrário nem por acaso. As Escrituras não deixam espaço para o acaso no processo da criação.

Em segundo lugar, os textos revelam inequivocamente que cada criatura foi feita segundo a sua própria espécie; isto é, cada uma foi feita separada e distintamente das outras. A Bíblia não ensina nada sobre um ancestral natural comum (por exemplo, uma célula primitiva simples) para toda a vida na Terra.

Mesmo partindo duma interpretação não literal de Gênesis, estes dois pontos são óbvios: nada foi aleatório na criação, e não houve um ancestral natural comum para todas as espécies.

Então aparece a evolução darwiniana que, nas suas várias formas, ensina duas coisas: aleatoriedade e um ancestral natural comum para todas as espécies.

Porque interpretam então muitas pessoas o Gênesis através da lente de uma teoria que, no seu nível mais básico, contradiz os fundamentos do relato bíblico? Na verdade, o erro da evolução não tem apenas arrastado milhões de pessoas secularizadas, mas muitos cristãos professos acreditam que podem harmonizá-lo com a fé cristã, apesar das contradições evidentes que acabamos de mencionar.

No entanto, as implicações da evolução no contexto dos eventos finais tornam ainda mais evidente o perigo deste engano. Porque levar a sério um dia, o Sábado, como um memorial duma criação que não demorou seis dias, mas cerca de 3 bilhões de anos (a última atualização de quando a vida supostamente começou na Terra)? A evolução despoja o sétimo dia de qualquer importância real, pois transforma os seis dias da criação em nada além de um mito semelhante ao que diz que Rômulo e Remo foram criados por lobos. Além disso, quem, ao acreditar que a criação exigiu bilhões de anos em vez de seis dias, realmente arriscaria ser perseguido ou morto defendendo o Sábado em oposição ao domingo?