28.5.18

O Principal Engano

Domingo, 27 de Maio

A primeira lição deste trimestre falou sobre o “Conflito Cósmico”, que, infelizmente, extrapolou o Céu e chegou à Terra.

O problema, porém, é que muitas pessoas, incluindo alguns cristãos, não acreditam neste Grande Conflito porque não acreditam em Satanás. Para eles, os textos bíblicos que falam de Satanás ou do diabo são meramente expressões duma cultura pré-científica que tenta explicar o mal e o sofrimento no mundo. Para muitas pessoas, a ideia duma entidade literal e sobrenatural que tem propósitos malignos para com a humanidade é coisa de ficção científica, semelhante a Darth Vader, personagem da famosa série de filmes “Guerra nas Estrelas”, ou algo parecido.

1. Leia os seguintes textos de Apocalipse. O que ensinam eles sobre a realidade de Satanás e especialmente sobre o seu papel nos eventos finais? (Apocalipse 2:13, 24; 12:3, 7-9, 12, 17; 13:2; 20:2, 7, 10).

O Apocalipse revela o grande poder que Satanás terá sobre muitos habitantes da Terra nos últimos dias, afastando-os não apenas da salvação, mas também perseguindo aqueles que permanecerem fiéis a Jesus.

De todos os “desígnios” de Satanás (2 Coríntios 2:11) – uma tradução da palavra grega para “mente”, noemata – talvez o seu maior engano seja fazer com que as pessoas não acreditem na sua existência. Afinal, quem buscará proteger-se de um inimigo esmagador cuja existência não consideremos uma realidade? É assombroso o número de pessoas que afirmam ser cristãs e, no entanto, não levam a sério a ideia de um diabo literal. Porém, eles defendem esta posição por ignorarem ou reinterpretarem radicalmente os muitos textos da Palavra de Deus que revelam as suas obras e estratagemas neste mundo, especialmente ao nos aproximarmos do fim dos tempos. O facto de que muitas pessoas rejeitam a existência literal de Satanás, mesmo diante de evidências bíblicas tão contundentes, deveria ser um lembrete poderoso de como é crucial entender o que a Bíblia realmente ensina.

Embora o Apocalipse fale sobre as maquinações de Satanás, especialmente nos últimos dias, qual é a grande esperança encontrada em Apocalipse 12:11? Qual é a nossa fonte de poder contra o diabo?