2.5.18

O Nosso Intercessor

Quarta-feira, 02 de Maio

Embora o pecado tenha trazido uma terrível separação entre Deus e a humanidade, mediante a morte sacrificial de Cristo, nós, seres humanos, somos conduzidos a Deus e podemos continuar a ter acesso a Ele, como podemos ver em Efésios 2:18 e 1 Pedro 3:18.

7. “A qual temos como âncora da alma, segura e firme, e que penetra até ao interior do véu, Onde Jesus, nosso precursor, entrou por nós, feito eternamente sumo sacerdote, segundo a ordem de Melquisedeque.” Hebreus 6:19,20

De acordo com estes versos, o que fez Jesus por nós?

8. De acordo com Hebreus 9:24, o que inclui a obra de Cristo?

A. ( ) Predestinação de quem será salvo ou não.

B. ( ) Intercessão no santuário celestial em favor de quem aceita a salvação.

Jesus é o precursor, tendo adentrado o santuário celestial como o nosso Representante na própria presença de Deus. Isto é, Jesus está diante do Pai, ministrando os méritos da Sua expiação, a “eterna redenção” que Ele “obteve” em nosso favor.

Quando aceitamos Cristo, os nossos pecados são perdoados e permanecemos diante de Deus, perdoados e purificados. Mas o facto é que, mesmo depois que nos tornamos cristãos, às vezes ainda pecamos, apesar de todas as maravilhosas promessas de vitória. Nestas ocasiões, Jesus intercede como o nosso Sumo Sacerdote no Céu. Ele representa o pecador arrependido e apresenta diante do Pai não os nossos méritos (porque não temos nenhum), mas os Seus próprios méritos em nosso favor. “Por isso, também pode salvar totalmente os que por Ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles” (Hebreus 7:25).

Apesar da nova vida que temos em Jesus e das mudanças maravilhosas na nossa existência, percebemos a nossa necessidade constante de perdão. Porque é, então, tão precioso para nós o conhecimento de Cristo como o nosso Sumo Sacerdote?