18.5.18

Estudo adicional - Sexta-feira, 18 de Maio

“Mas o que recebera um, foi e cavou na terra e escondeu o dinheiro do seu senhor.” Mateus 25:18

“O que tinha recebido a menor dádiva deixou o talento improdutivo. Nisto é feita uma advertência a todos quantos pensam que a pequenez dos seus dotes os dispense do trabalho para Cristo. Se pudessem fazer alguma coisa grande, com que boa vontade não a empreenderiam! Mas, porque só podem servir em coisas pequenas, pensam que são justificados ao não fazer nada. Erram nisso. O Senhor prova o caráter na distribuição dos dons. O homem que foi negligente em fazer prosperar o seu talento mostrou-se um servo infiel. Se houvesse recebido cinco talentos, os teria enterrado como fez com um único. O seu mau uso do único talento mostrou que desprezava as dádivas do Céu. ‘Quem é fiel no mínimo também é fiel no muito’ (Lucas 16:10). A importância das coisas pequenas é muitas vezes subestimada por serem simples; porém, suprem muito da real disciplina da vida. Realmente, não há coisas não essenciais na vida cristã. A formação do nosso caráter será cheia de perigos, se avaliarmos mal a importância das coisas pequenas.” Ellen G. White, Parábolas de Jesus, p. 355, 356

Perguntas para discussão

1. Que ideologias e ideais as pessoas acreditam que inaugurariam uma utopia na Terra? Quais foram essas ideias e porque falharam todas sem excepção?

2. A obediência ao que Deus nos manda fazer fortalece a nossa fé? Ou seja, porque é a fé sem as obras “morta” (Tiago 2:26)? Considerando as provações que sobrevirão aos que “guardam os mandamentos de Deus” (Apocalipse 14:12), porque é tão importante preparamo-nos hoje para o que virá quando menos esperarmos?

3. Reflita: O que nos garante que não seremos enganados como as virgens insensatas?

4. Qual é a nossa compreensão sobre os “eleitos”? (Veja Mateus 24:31; Romanos 8:33; Colossenses 3:12). O que revela isso sobre o grande poder dos enganos?