11.5.18

Estudo adicional - Sexta-feira, 11 de Maio

O mesmo dragão, Satanás, que guerreou contra Deus no Céu (Apocalipse 12:7) guerreia contra o povo de Deus na Terra, os que “guardam os mandamentos de Deus” (Apocalipse 12:17; 13:2, 4). Na verdade, o próprio Satanás também se torna objeto de adoração (Apocalipse 13:4). Portanto, a guerra que o inimigo iniciou no Céu contra Deus, ele busca continuar na Terra. E o seu ataque à lei divina é fundamental à sua investida contra o Altíssimo. 

“No quarto mandamento, Deus é revelado como Criador do Céu e da Terra, e por isso distingue-Se de todos os falsos deuses. Foi para memória da obra da criação que o Sétimo Dia foi santificado como o dia de repouso para o ser humano. Destinava-se a conservar o Deus vivo sempre diante da mente humana como a fonte de todo o ser e objeto de reverência e culto. Satanás esforça-se por desviar os homens da sua aliança com Deus e de prestarem obediência à Sua lei; dirige os Seus esforços, portanto, especialmente contra o mandamento que aponta a Deus como o Criador.” Ellen G. White, O Grande Conflito, p. 53, 54 

Adoramos o Senhor porque Ele é o Criador dos “céus e da Terra”, e o Sábado é o sinal fundamental da Sua criação, que remonta à própria semana da criação (veja Génesis 2:1-3). Não é de admirar que, no seu ataque à autoridade de Deus, Satanás ataque o sinal principal e fundamental dessa autoridade: o Sábado. 

Nos últimos dias, o povo de Deus permanecerá firme e fiel na sua lealdade a Ele, uma lealdade manifestada na obediência aos Seus mandamentos – todos eles, incluindo aquele que especificamente revela o Senhor como Criador, o Único digno da nossa adoração. 

Perguntas para discussão 

1. Qual é o problema dos que falam sobre a realidade do pecado e, no entanto, argumentam que a lei de Deus foi abolida? Qual é a grande incoerência desse raciocínio? 

2. Quais têm sido as suas experiências com os que defendem o domingo em vez do Sábado? Que argumentos usa? Eles são eficazes? Como pode refutar o argumento comum de que a guarda do Sábado é uma tentativa de obter salvação pelas obras? 

3. Ao conversarmos com outras pessoas sobre o Sábado e nos prepararmos para os eventos finais, porque é importante deixar claro que as provações em relação à “marca da besta” ainda não aconteceram?