28.5.18

Enganos do Tempo do Fim

Lição 9 - 26 de Maio a 01 de Junho

Sábado à tarde

VERSO PARA MEMORIZAR: “Foi expulso o grande dragão, a antiga serpente, que se chama diabo e Satanás, o sedutor de todo o mundo, sim, foi atirado para a Terra, e, com ele, os seus anjos.” Apocalipse 12:9

LEITURAS DA SEMANA: Apocalipse 2:13, 24; 2 Coríntios 11:13-15; Salmos 146:4; Génesis 1-2:3; Apocalipse 13:1-17

Antes de ser expulso do Céu, Satanás atuou ali para enganar os anjos. “Deixando o seu lugar na presença imediata de Deus, saiu a difundir o espírito de descontentamento entre os anjos. Operando em misterioso segredo, e escondendo durante algum tempo o seu intuito real sob o disfarce de reverência a Deus, esforçou-se por suscitar o desgosto em relação às leis que governavam os seres celestiais, insinuando que elas impunham uma restrição desnecessária” (Ellen G. White, O Grande Conflito, p. 495).

No Éden, ele disfarçou-se duma serpente e utilizou artifícios contra Eva. Como ele fez ao longo da história, até hoje, Satanás usará o engano mesmo após o milênio (Apocalipse 20:8) na tentativa de alcançar os seus objetivos.

Infelizmente, ele é muito mais inteligente, poderoso e astuto do que nós e, por isso, precisamos apegar-nos a Jesus e à Sua Palavra, para nos protegermos das suas artimanhas. “Porém vós que permanecestes fiéis ao Senhor, vosso Deus, todos, hoje, estais vivos” (Deuteronómio 4:4). O princípio adotado neste verso evidentemente ainda é válido hoje.

Nesta semana, vamos examinar alguns dos enganos mais eficazes do diabo e como podemos proteger-nos deles.