23.5.18

É Chegada a Hora do Seu Juízo

Quarta-feira, 23 de Maio

Na primeira mensagem angélica, a ideia de temer a Deus e dar-Lhe glória está relacionada com o juízo (Apocalipse 14:7). Se existe um assunto claro na Bíblia, é o conceito de que o Senhor é um Deus de justiça e de juízo. Um dia, o juízo e a justiça que faltam neste mundo realmente virão.

Não é de admirar que as pessoas precisem de temer a Deus. Por isso, o “evangelho eterno” também inclui a realidade do juízo. Qual é a relação entre estes dois elementos? Se o evangelho significa “boas-novas”, isso quer dizer que, embora sejamos pecadores e tenhamos transgredido a lei de Deus, quando o dia do juízo chegar, como o ladrão na cruz, não enfrentaremos a pena e o castigo que merecemos pelos nossos pecados e pela transgressão da lei.

6. Leia os seguintes textos e depois pergunte a si mesmo: Como me sairia se confiasse nos meus próprios méritos? (Mateus 12:36; Eclesiastes 12:14; Romanos 2:6; 1 Coríntios 4:5).

O Deus que conhece o número de fios de cabelo da nossa cabeça julgará o mundo. Precisamente por isso, o “evangelho eterno” é uma boa notícia. O juízo virá, mas não há nenhuma “condenação” para os fiéis seguidores de Jesus, lavados, santificados e justificados em Seu nome (veja 1 Coríntios 6:11), pois Jesus Cristo é a sua justiça e a justiça Dele os fará vencer nesse juízo.

“Não pode o homem por si mesmo defender-se destas acusações. Em suas vestes manchadas de pecado, confessando a sua culpa, ele está perante Deus. Mas Jesus, o nosso Advogado, apresenta uma súplica eficaz em favor de todos os que, mediante arrependimento e fé, a Ele confiaram a guarda de sua vida. Defende-lhes a causa e derrota o seu acusador, com os poderosos argumentos do Calvário. A Sua perfeita obediência à lei de Deus, mesmo até à morte de cruz, conferiu-Lhe todo o poder no Céu e na Terra, e Ele pleiteia de Seu Pai misericórdia e reconciliação para o homem culpado.” Ellen G. White, Testemunhos Para a Igreja, v. 5, p. 471

O que ensina a realidade do juízo sobre a nossa absoluta necessidade de perdão? Como pode oferecer aos que lhe fizeram mal a graça e o perdão que Deus nos oferece através de Jesus?