11.5.18

A Tentativa de Mudança do Sábado

Quinta-feira, 10 de Maio

A lei de Deus, os Dez Mandamentos, ainda é válida (veja Tiago 2:10-12), e essa lei inclui o Sábado. Porque guardam, então, tantos cristãos o domingo se não há justificativa bíblica para isso?

Daniel 7 fala sobre a ascensão de quatro grandes impérios: Babilônia, Média-Pérsia, Grécia e Roma, sendo este o quarto e último império terrestre. Em Daniel 7:8, há uma descrição do poder de um chifre pequeno, que surgiria num período posterior do Império Romano. Esse poder ainda faria parte do Império Romano, só que numa fase posterior. O que mais poderia ser esse poder, senão o Papado, que surgiu diretamente de Roma e, até hoje, ainda faz parte dela? Thomas Hobbes escreveu no século 16: “Se considerarmos a origem deste poderoso domínio eclesiástico, perceberemos facilmente que o Papado nada mais é do que o fantasma do finado Império Romano, coroado sobre o seu túmulo” (Thomas Hobbes, Leviathan [Leviatã]; Oxford: Oxford University Press, 1996, p. 463).

9. Leia Daniel 7:23 a 25. Quais são as origens da guarda do domingo?

O idioma original, o aramaico, revela no verso 25 que o poder do chifre pequeno “pretendia” mudar a lei. Que poder terrestre pode realmente mudar a lei de Deus?

Embora a história não esclareça os detalhes exatos, sabemos que, sob o domínio da Roma papal, o Sábado foi substituído pela tradição da guarda do domingo. Esta tradição foi tão firmemente enraizada que a Reforma Protestante a manteve viva, mesmo até ao século 21. Hoje, a maioria dos protestantes ainda guarda o primeiro dia da semana, em vez de obedecer ao mandamento bíblico do Sábado.

10. Leia Apocalipse 13:1 a 17 e compare com Daniel 7:1 a 8, 21, 24 e 25. Que imagens semelhantes são usadas nestes textos? Como nos ajudam elas a entender os eventos finais?

Utilizando ilustrações diretamente de Daniel, inclusive sobre o último período da Roma papal, o livro do Apocalipse revela a perseguição que sobrevirá no tempo do fim aos que se recusarem a “adorar” de acordo com os ditames dos poderes vistos no livro do Apocalipse.

De acordo com Apocalipse 14:6 e 7, o Sábado será crucial nesta crise final sobre adoração?