6.5.18

A Promessa

Domingo, 06 de Maio

Uma das promessas mais maravilhosas da Bíblia encontra-se em Romanos 8:1: “Portanto, agora, nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito”. Estas palavras são como uma espécie de arremate, uma conclusão da linha de raciocínio antecedente. Apenas se estudarmos o que Paulo disse antes deste verso, podemos entender melhor a esperança e a promessa encontradas nele.

1. Leia Romanos 7:15 a 25. Qual é a essência das palavras de Paulo nestes versos, tornando tão encorajadora a sua declaração em Romanos 8:1?

Nesta passagem, Paulo estava a falar especificamente de si mesmo como cristão? Embora exista um grande debate entre os cristãos sobre esta questão, uma coisa é clara: ele estava certamente a falar da realidade do pecado. Todos, até mesmo os cristãos, podem identificar-se de alguma forma com a luta a que Paulo se referiu nestes versos. Quem não sentiu já a atração da carne e do “pecado que habita” em nós, levando-nos a fazer o que não devemos fazer, ou a deixar de fazer o que devemos fazer? Para Paulo, o problema não é a lei, mas a nossa carne.

Quem não desejou já fazer o que é correcto, mas acabou por fazer o que é errado? Mesmo que Paulo não estivesse a falar da inevitabilidade do pecado na vida dum cristão nascido de novo, ele certamente estava a argumentar, de maneira muito convincente, que enfrentamos uma luta constante quando procuramos obedecer a Deus.

Então, ele disse as famosas palavras: “Desventurado homem que sou! Quem me livrará do corpo desta morte?” (Romanos 7:24). A sua resposta encontra-se em Jesus e na grande promessa de que “nenhuma condenação” há para aquele que está em Cristo Jesus e que, pela graça, anda segundo o Espíri­­­­­to. Certamente, temos lutas e enfrentamos tentações. O pecado é real. Mas, pela fé em Jesus, aqueles que creem já não são condenados pela lei; na realidade eles lhe obedecem. Portanto, andam no Espírito e não “segundo a carne” (Romanos 7:25).

Identifica-se com as palavras de Paulo? Porque é então Romanos 8:1 uma promessa tão maravilhosa?